Como saber se tenho poupança antiga? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Desde então, chama-se “antiga poupança” aquelas que tinham depósitos realizados até o dia 3 de maio daquele ano. Quem manteve o dinheiro nesse tipo de caderneta conta com rendimento de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR), zerada desde 2017. Por ano, o retorno total é de 6,17% e livre de imposto de renda.
Qual a regra da poupança antiga?
Funciona assim: Se a taxa básica de juros estiver menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança renderá 70% da Selic + Taxa Referencial (que está zerada no momento); Se a taxa básica de juros for maior que 8,5% ao ano, a poupança terá a rentabilidade de 0,5% ao mês + TR.
Como descobrir conta antiga da Caixa?
Ao ligar para a Central de Atendimento, por meio do telefone 0800 726 0101, tenha em mãos o seu CPF e Carteira de Identidade, para adiantar o atendimento. Caso você tenha uma conta na Caixa, o atendente irá lhe comunicar. É possível identificar uma conta na Caixa pelo atendimento ou Registrato.
Quanto a poupança foi criada?
12 de janeiro de 1861
Isso mesmo, a poupança surgiu em 12 de janeiro de 1861, quando Dom Pedro II assinou o decreto 2.723 estipulando a criação da Caixa Econômica Federal e também da caderneta de poupança.
O que aconteceu com a caderneta de poupança Delfin?
Em 1983 o Banco Central do Brasil decretou intervenção nas sociedades de crédito imobiliário do Grupo Delfin, que tinha mais de três milhões de depositantes, até que o grupo Delfin pagasse o que restava da dívida de Cr$ 80 bilhões ao Banco Nacional da Habitação (BNH). ... O montante da dívida já é maior que um R$ 1 bilhão.
Quanto rende a poupança nos anos 90?
Plano Collor Em maio de 1990, o rendimento da poupança foi de 0,50%. No mês anterior, a rentabilidade havia sido de 85%. Para conter a inflação, o governo Collor enxugou a quantidade de dinheiro no sistema financeiro, o que incluiu o confisco dos depósitos da caderneta.
Quem era o dono da caderneta de poupança Delfin?
Segundo Alberto Dines, Ronald Levinsohn, dono do antigo conglomerado financeiro Delfin, foi o responsável pelo grande escândalo financeiro que a ditadura militar não conseguiu encobrir.
O que aconteceu com o banco Haspa?
A caderneta de poupança Haspa era de propriedade do ex-ministro Delfim Neto e foi um dos maiores bancos de poupança do Brasil. A instituição foi liquidada em 1983 e, até hoje, tem gente querendo reaver o dinheiro que investiu em capitalização.