Os sintomas característicos da liberação de adrenalina são: suor, vasoconstrição, aumento dos batimentos cardíacos, dilatação das pupilas e brônquios (aumenta a visão e deixa a respiração ofegante), eleva o nível de açúcar no sangue, entre outros.
Quando uma pessoa pratica esportes radicais, o organismo entende que a pessoa está correndo perigo e impulsos nervosos estimulam a produção de adrenalina, um hormônio relacionado com o medo e alerta de perigo, que prepara o corpo para a fuga ou luta.
De acordo com ortopedistas e outros especialistas da área da saúde, os esportes radicais proporcionas diversos benefícios à saúde de seus praticantes, incluindo o aumento da autoestima, capacidade de tomar decisões sob pressão, raciocínio rápido e preciso, além de ajudar a manter a forma.
A adrenalina é um hormônio produzido pela medula suprarrenal, localizada logo acima dos rins, e é liberado após estímulos em terminações nervosas. Através desses estímulos, o corpo reage de diversas formas, já que o objetivo do hormônio é preparar o corpo para situações adversas, com a finalidade de preservá-lo.
Os esportes radicais provocam o aumento de adrenalina pois esses esportes ativam o sistema nervoso simpático, que é responsável pela liberação de noradrenalina e pela ativação da porção mais interna das glândulas adrenais, aumentando a liberação de adrenalina.
A modalidade surgiu na década de 1980, entre aventureiros que escalavam rochas e montanhas do parque de Yosemite, nos Estados Unidos. Eles tiveram a ideia de fixar cordas de seus equipamentos de escalada entre pontos fixos para melhorar seu equilíbrio. Hoje, é muito comum ver pessoas praticando o esporte nas cidades.
Dependendo do esporte escolhido os benefícios podem se expandir para melhora do condicionamento físico, resistência, desenvolvimento da paciência e aumento da capacidade de concentração. Os esportes ao ar livre promovem o contato com a natureza, sendo boas opções para melhorar casos de ansiedade e diminuir o estresse.
Mas, estes tipos de esportes oferecem alto risco para a saúde, como grande incidência de ferimentos, amputações e alta taxa de mortalidade. E isso independe da qualidade dos itens de segurança, pois a prática do esporte radical depende muito da capacidade humana.
São divididos em duas categorias: esportes radicais de aventura e esportes radicais de ação. A distinção dos dois é: Esportes Radicais de Aventura: são esportes fundamentados na superação de alguns desafios geográficos, sendo as habilidades desenvolvidas no movimento e deslocamento e na resistência.
7 esportes radicais no ar para você praticar!
Confira os esportes radicais mais praticados no Brasil
Desta maneira o programa dos Jogos Olímpicos de Verão de 2020 está composto da seguinte forma:
Resposta: AS LUTAS FAZEM PARTE DAS MODALIDADES ESPORTIVAS QUE COMPÕEM OS JOGOS OLÍMPICOS. DENTRE ESTAS MODALIDADES ESTÃO A LUTA OLÍMPICA, TAEKWONDO, JUDÔ, BOXE E A ESGRIMA.