As duas palavras, “mas” e “mais”, estão corretas e existem na língua portuguesa. Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra.
A palavra demais é um advérbio de intensidade, já de mais é uma locução adjetiva. ... Muitos pares de palavras da nossa língua, como demais e de mais, causam insegurança na escrita por causa do som igual.
No mais é uma locução adverbial com o sentido de “quanto ao mais, de resto, além do mais”.
advérbio De modo excessivo; em exagero: tinha carros demais. De modo muito intenso, muito forte: amava-a demais. pronome indefinido plural Quando usado como substantivo, aqueles que restam; os que sobram: o professor deve sair, os demais permanecem. Quando usado como adjetivo, os outros: estes são os demais alunos.
Você é demais! Em alguns casos, a palavra demais também pode ser usada como sinônimo de "além disso". Ex: Você não tem moral para me dar conselhos. ... De igual forma, a palavra demais pode ser um pronome indefinido que significa "os restantes".
“Demais” é uma palavra que pode ser utilizada como advérbio de intensidade e como pronome indefinido, enquanto “de mais” é um termo composto pela preposição “de” e pelo advérbio “mais”....Quando usar “de mais”?
A forma correta de escrita da expressão é nada de mais, escrita de forma separada. A expressão nada de mais é utilizada para indicar que nada está ocorrendo fora do que é considerado normal, ou seja, que nada está sendo feito acima da medida ou intensidade habitual.
Sabe se que: O "porque" é uma conjunção causal; O "porquê" é um substantivo; E o "por que" um advérbio interrogativo de causa.