Entenda como otimizar o controle de custos de sua empresa!
Otimização de Processos (ou Process Optimization, no inglês) é o conjunto de ações que uma organização faz para aumentar o desempenho de seus processos de negócio.
O custo é a parcela dos gastos que se refere aos bens e aos serviços utilizados diretamente na produção; A despesa é a parcela dos gastos que não corresponde diretamente à produção ou à venda do bem ou serviço, mas é necessária para manter a empresa em funcionamento.
Custo gerencial é um processo analítico que tem como finalidade analisar e identificar os dados sobre as operações da empresa para auxiliar na tomada de decisões e na melhor alocação da verba corporativa.
O que é gestão de custos O conceito de gestão de custos é bastante simples e consiste no gerenciamento dos gastos da sua empresa. No entanto, mais do que saber quais são as despesas do empreendimento, gerir significa ter custos realmente necessários, conseguir pagá-los e reduzi-los quando possível.
Custos industriais: conceito Os custos representam todo o dinheiro injetado diretamente nos recursos de produção — mão de obra, insumos, manutenção, energia elétrica, materiais de conservação e limpeza, entre outros — necessários para a atividade-fim do empreendimento.
Despesas administrativas São as despesas relacionadas à operação do negócio que não estão diretamente associadas aos processos de venda. Por exemplo: impostos, salários, benefícios (vale-refeição, vale-transporte, plano de saúde, etc.), contas de água e de energia, seguros, contabilidade, etc.
O custo administrativo, presente em algumas contas de luz, está relacionado aos custos referentes a instalações defeituosas, problemas na rede, manutenção de cabos e estruturas danificadas por externos e etc.
De forma simplificada, despesas administrativas são os mais diversos gastos de uma empresa que não têm ligação direta com a produção ou com o core-business. Elas abrangem gastos como os com limpeza, manutenção, contas de consumo, recepção, materiais de escritório e departamento jurídico.
As despesas administrativas e de vendas podem ser calculadas subtraindo o lucro líquido e a depreciação do negócio do lucro bruto total. Uma empresa pode usar o indicador de despesas de administração / vendas para medir a parte da receita de vendas à qual será atribuída para cobrir as despesas administrativas.