Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (ARQUIVO NACIONAL, 1992), Método de Arquivamento é uma sequência de operações que determina a disposição dos documentos de um arquivo ou coleção, uns em relação aos outros, e a identificação de cada unidade.
Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.
As extensões de arquivos são sufixos que distinguem seu formato. Veja as principais (textos, imagens, vídeos, planilhas, slides, etc...) e para que servem as mais comuns. As extensões de arquivos são sufixos que distinguem seu formato e principalmente a função que cumprem no computador.
Esse método é possível através do comando Ctrl+A para selecionar todos os arquivos de uma só vez e em seguida, clique na tecla F2 para renomear o arquivo com o nome desejado. Aperte o enter e os arquivos receberão o novo nome, sendo diferenciados entre si por meio de números.
A melhor forma de convenção de nomenclatura de arquivos para manter anos de pesquisa em ordem sequencial de dados é pela ordem cronológica, colocando a data do arquivo antes do seu próprio nome. É interessante nomear os arquivos com palavras simples de identificar e colocar o nome depois da data.