Reprodução das pteridófitas Algumas espécies de pteridófitas apresentam reprodução assexuada através do brotamento. O novo broto surge a partir do caule da planta mãe e, após se desprender desta, origina um novo indivíduo.
A estrutura reprodutiva destes vegetais apresenta vários arquegônios contendo a oosfera (gameta feminino), e os anterídios produzindo os anterozoides multiflagelados (gametas masculinos).
As briófitas são plantas avasculares. As briófitas apresentam como fase dominante do ciclo de vida, os gametófitos. ... As briófitas possuem um ciclo com alternância de gerações, apresentando uma fase gametofítica e uma fase esporofítica. As briófitas necessitam da água para sua reprodução.
O esporófito, fase transitória do ciclo, surge no gametófito e dele é dependente nutricionalmente. ... Vale destacar que, em algumas briófitas, o gametófito é capaz de realizar reprodução assexuada, formando propágulos, gemas ou ainda outro ser por meio de fragmentos de talo.
As briófitas são plantas avasculares, ou seja, não apresentam tecidos de condução, enquanto as pteridófitas são plantas vasculares, ou seja, apresentam tecidos condutores de seiva.