Para medirmos a rotação de um motor podemos utilizar de alguns dispositivos. O mais comum e de maior uso no mercado é o tacômetro manual. Esse dispositivo é colocado diretamente no eixo do motor. A rotação do motor é transmitida para o tacômetro através de uma embreagem de borracha.
O principal é ter em mente a seleção de acordo com a rotação em que o acoplamento trabalha. No de alta é a rotação do motor, mas no de baixa a rotação é a do eixo de saída do redutor.
Motor de baixa rotacao 1700 rpm.
Características
Por exemplo, dividir 100 por 2 é maior que dividir 100 por 4. Neste caso, temos que o número um está sendo dividido por quatro e por dois, como dois é menor que quatro, a fração 1/2 é maior que 1/4, isto se chama proporção inversa.
Motor Monofásico WEG 1/3 0,33cv 4 Polos Baixa Rotação C 60 Hz.
Ou seja: 1 CV = 0,9863 HP e 1 HP = 1,0139 CV. Bastante semelhantes, principalmente em comparação numérica.
Tabelas de Motores, Fios e Cabos
A potência é obtida a partir do produto do torque pela rotação do motor em um determinado ponto de utilização. Para obter o valor em cavalo vapor basta dividir o resultado obtido por 735,499. Todos os dados de rotação e torque são obtidos através de um dinamômetro.
Para calcular a potência de um motor, basta calcular a quantidade de trabalho que este é capaz de fornecer num tempo de 1 segundo. Esta quantidade de trabalho é obtida em joules por segundo e será convertida em KW u CV, conforme a equivalência dessas unidades.
Sendo a potência elétrica dada pela expressão P = V . i, temos: I = P/V. Como a potência dissipada pelos chuveiros é a mesma, então concluímos que quanto maior a diferença de potencial V, menor é a intensidade da corrente.
Multiplique a tensão pela corrente para descobrir a potência. Por exemplo, se a tensão for 120 volts e a corrente 10 amperes, a potência é 120 vezes 10, ou 1.
Isso ocorre porque o movimento de tais motores é determinado pela freqüência da corrente alternada que os alimenta e pelo número de enrolamentos que possuem. Os motores projetados para operar na rede de 60 Hz possuem velocidades sincronizadas com valores típicos de 3600, 1800, 1200, 900, 720, 600, 514 e 450 rpm.
4400 W
Se aumentar a rotação do motor, maior potência. Por outro lado, para potência fixa, maior rotação = menor torque. No motor assíncrono a rotação varia com a freqüência da alimentação.
Esta situação é muito simples de resolver, basta trocar as polias da lateral da máquina por polias que façam com que o eixo da serra gire 1.
Se a capacitância for maior do que a do capacitor original, o ventilador aumentará sua velocidade, porém o motor poderá não suportar um funcionamento por um período mais longo e o superaquecimento terminará por causar um curto-circuito e até mesmo um incêndio em sua residência.
Se o motor CC tiver sido acionado, o torque só pode ser aumentado pelo redutor de velocidade, que pode ser multiplicado ou até aumentado em mil vezes. Como aumentar o torque do motor DC usando engrenagens. O custo é dobrado ou até milhares de vezes menor.
Já no motor elétrico de corrente alternada, a velocidade é determinada pela frequência da tensão e corrente e a velocidade pode ser ajustada somente através de um variador de frequência que é capaz de alterar a frequência da potência de entrada fornecida.
Uma máquina CC tem um comutador para converter a corrente alternada (induzida) que passa pela sua armadura em corrente contínua liberada através de seus terminais (no caso do gerador). O comutador é constituído por segmentos de cobre, com um par de segmentos para cada enrolamento da armadura.
Fórmula para calcular a potência: Para o dimensionamento correto de um motor é necessário a potência ser dada em KW. P = Potência. V = Tensão. I = Corrente.
Um motor cc nada mais é do que um motor alimentado por corrente contínua (CC), sendo esta alimentação proveniente de uma bateria ou qualquer outra de alimentação CC.
A faixa de motores de ímã permanente estende o leque efetivo de velocidades nominais dos motores industriais robustos e resistentes para a faixa de 100 – 850 rpm. Os motores podem simplificar os sistemas de acionamento ao efetivamente eliminar a necessidade de dispositivos redutores de velocidade.
Os motores CC com escovas dependem de um sistema mecânico para transferir a corrente, enquanto os motores CA e CC sem escovas usam um mecanismo eletrônico para controlar a corrente. Os motores com escovas têm induzidos enrolados presos ao centro com um ímã permanente conectado a um anel de aço em torno do rotor.