EQST

Como Funciona A Tributaço De Importaço?

Como funciona a tributação de importação?

A alíquota do imposto de importação é de 60% do valor do produto acrescido de frete e seguro, conforme dispõe a Portaria MF 156/99 em seu artigo 1º. ... Caso seu pacote tenha mais de um produto, o imposto será calculado sobre o valor total da encomenda, não importando a quantidade de itens ou preço individual de cada um.

Quando incide o imposto de importação?

O Imposto de Importação é um tributo federal que incide sobre mercadoria estrangeira e tem como fato gerador sua entrada no território nacional. ... Dessa forma, também é considerada estrangeira a mercadoria nacional ou nacionalizada exportada que retornar ao país, salvo exceções abaixo relacionadas.

Como sabemos quais impostos pagar em uma importação?

Veja quais são os impostos de importação

  1. ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) O ICMS é um imposto estadual, cuja alíquota vai variar de 4% a 20%, dependendo do que for determinado por cada estado. ...
  2. II (Imposto de Importação) ...
  3. IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) ...
  4. PIS e Cofins.

O que compõe o valor aduaneiro na importação?

Na maioria das vezes, o valor aduaneiro da mercadoria é encontrado a partir do seu valor FOB (Free on Board), acrescido dos valores do frete e seguro internacionais, convertendo-se esses valores para Reais, por meio da taxa de câmbio do dia do registro da importação.

Quais são as taxas de importação e exportação?

O ICMS representa um imposto de competência estadual, cobrado sobre os procedimentos aduaneiros para a entrada do produto no país. Seu cálculo é feito em observância ao valor aduaneiro adicionado às despesas portuárias e aduaneiras e, também, ao Imposto de Importação, PIS, Cofins e IPI.

Qual o valor do imposto de exportação?

A alíquota do IE atualmente encontra-se em 30%, podendo ser reduzida ou aumentada pela Câmara de Comércio Exterior, não podendo ser superior a 150%.

Quais são os impostos de importação?

Saiba quais são os impostos na importação empresarial

  • II (Imposto de Importação);
  • IPI (Impostos de Produto Industrializado);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • COFINS (Contribuição para Fins Sociais) e.
  • ICMS (Imposto sobre Circulação e Mercadorias e Serviços).

Quais são os impostos pagos na nacionalização?

Em função dessa classificação fiscal, o bem será tributado via II, IPI, PIS/COFINS e ICMS, que são, respetivamente, os impostos federais e estadual aplicáveis.

Quem paga o imposto de importação?

O imposto sobre a importação de produtos estrangeiros é federal, cobrado sobre compras ou bagagens que vêm do exterior. Quem tem a obrigação de pagar o imposto é o importador —neste caso, o consumidor.

O que acontece se eu não pagar o imposto de importação?

Não pagar pela taxa de importação resulta em devolução da mercadoria ao país de origem ou declaração perdida por abandono. Neste caso, o produto comprado passa a ser da União, que vai decidir o que fazer com o bem.

Como se livrar da taxa de importação?

Condições para obter isenção do Imposto de Importação em Remessa Internacional

  1. Valor da remessa até US$ 50,00.
  2. Envio deve ser via Remessa Postal Internacional, ou seja, pelos Correios.
  3. Remetente e destinatário têm que ser pessoas físicas.