Restaurante self-service é um modelo onde os alimentos são disponibilizados aos consumidores em balcões self-service (decorados, organizados e atrativos), onde ele mesmo se serve na quantidade desejada. Pode ser cobrado por peso ou por refeição.
adjetivo Diz-se do sistema em que o cliente efetua o serviço que, normalmente, é feito por um funcionário: restaurante self-service. substantivo masculino [Por Extensão] Lojas, bancos, restaurantes, postos de gasolina ou supermercados em que o próprio cliente realiza o serviço.
Serviço que o cliente assegura a si próprio em certos restaurantes ou armazéns, geralmente escolhendo e transportando a um terminal para pagamento. 2. Estabelecimento comercial ou secção em que o cliente se serve a si próprio. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autosserviço.
O sistema de refrigeração auto serviços, são geladeiras e freezers verticais com portas, onde os clientes escolhem o seu alimento ou bebida e se servem. São localizados geralmente em supermercados, hortifruti, casa de carnes e lojas de conveniência.
O que é autosserviço? A característica mais marcante deste modelo de negócios é o fato de que o cliente realiza todo o processo de compras sozinho, inclusive o pagamento pelos produtos.
Para resumir bem ao pé da letra, o varejo de autosserviço é um modelo de negócio onde não há vendedores, e os produtos estão ao alcance do consumidor. Assim, o cliente tem mais autonomia para realizar todo o processo de compra sozinho, inclusive o pagamento dos produtos adquiridos.
Hipermercado é um tipo de loja retalhista de grande porte, combinando características de um supermercado com uma loja de departamento.
Supermercado é um grande comércio tradicional de alimentos, com um sistema de autosserviço que oferece uma grande variedade de alimentos e produtos domésticos, organizados em corredores.
Fazendo parte do que chamam de setor terciário, o varejo possui como principais estabelecimentos os supermercados e hipermercados, farmácias, concessionária de veículos, lojas de vestuários, lojas de materiais de construção, lojas de móveis e decoração, postos de gasolina, etc.
O ramo de atividade pode ser entendido como o segmento do mercado no qual uma empresa tem a oportunidade de se inserir. Ele é caracterizado por atender às demandas específicas dos consumidores, sejam elas necessidades ou desejos. Existem três ramos de atividade: indústria, comércio e serviços.
O ramo de atividade será definido pelo tipo de mercadoria que a empresa produz. Já as empresas do comércio atendem diretamente o consumidor final e, geralmente, revendem itens comprados de fornecedores. Possíveis ramos são lojas de roupas, farmácias, supermercados e lojas de produtos naturais.
Para encontrar o código através do CNPJ, a consulta pode ser realizada pela Consulta CNAE do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O trabalho ideal é aquele que tem carga horária equilibrada e não prejudica a vida pessoal.”