Trata-se da articulação mais flexível de todo o corpo humano. Formada pela união do úmero, da escápula (ou da omoplata) e da clavícula e comumente considerada como uma única articulação, o ombro é na verdade composto de duas articulações separadas – as articulações gleno-umeral e acromioclavicular.
O ombro é formado por três ossos: a escápula (omoplata), o úmero (osso do braço), e a clavícula (clavícula). O manguito rotador liga o úmero à escápula e é formado pelos tendões dos quatro músculos: o supraespinhal, infraespinhal, redondo menor e subescapular. Tendões têm a função de conectar os músculos aos ossos.
Ombros: Contorne uma fita métrica em torno de toda a parte de seus ombros, ela deve passar em torno de cada ombro e em toda a parte superior do seu peito. Busto: Assim como a medição dos ombros, enrole a fita métrica logo abaixo das axilas, em torno do tórax ou seios.
São eles: supraespinal (14), subescapular (15), infraespinal (16) e redondo menor (17) que, atuando em conjunto com o potente músculo deltóide localizado na camada mais externa do ombro, tornam-se os principais responsáveis pelos movimentos de circundação, rotações e abdução (elevação).
— peitoral, que puxa o braço para a frente; — trapézio, que eleva o ombro; — deltóide, que eleva lateralmente o braço; — grande dorsal, que puxa o braço para baixo.
Quatro músculos escapuloumerais (intrínsecos do ombro) são chamados de músculos do manguito rotador porque formam um manguito musculocutâneo em torno da articulação do ombro. São eles: músculo supraespinal, músculo infraespinal, músculo redondo menor e músculo subescapular.
De forma popular, chamamos de braço todo o membro superior entre o ombro e a mão. Na anatomia, chame-se braço o membro entre o ombro e o cotovelo e de antebraço a parte entre o cotovelo e a mão.
Os sinais e sintomas de uma distensão muscular no braço são dor localizada sobre o músculo, que geralmente surge após uma queda, pancada ou esforço na academia. A região pode ainda fiar um pouco inchada, mas nem sempre isso é perceptível.
A tendinite consiste numa inflamação dos tendões que pode ser causada por esforços repetitivos. A tendinite no ombro, cotovelo ou braço pode gerar sintomas como dor na região que pode irradiar para o braço, dificuldade em realizar movimentos com o braço, fraqueza no braço e sensação de fisgadas ou cãibras no ombro.
Existem vários remédios e métodos caseiros que podem ser usados para aliviar as dores musculares, ou mesmo tratá-la, e incluem: