Como é feito o teste do olhinho? É rápido, simples e não dói. É realizado através de um aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém nascido e quando essa luz é refletida de cor avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas de seus olhos estão saudáveis.
Foto: Divulgação O teste do olhinho precisa ser realizado logo após o nascimento do bebê. Pais podem realizar o teste em casa com a câmera do celular e mostrar ao oftalmologista.
Não estranhe se, ainda na maternidade, o pediatra apagar as luzes, pegar uma lanterninha e apontá-la para o olho do recém-nascido. Esse é o teste de olhinho, um exame que, por mais simples que pareça, ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos, de catarata a câncer.
O teste do olhinho pode ser feito por um pediatra ou por um oftalmologista e é fundamental para o diagnóstico de algumas doenças oculares, inclusive câncer (retinoblastoma).
Quanto custa: Cerca de R$ 65. Como é feito: Retiram-se algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê, que são colocadas em um papel-filtro e enviadas para análise em laboratório. O grande truque desse teste, criado na década de 60, nos Estados Unidos, é conseguir fazer o diagnóstico no sangue seco.
Como é feito o teste O teste do olhinho não dói e é rápido, sendo realizado pelo pediatra através de um pequeno aparelho que projeta uma luz nos olhos do recém-nascido. Quando essa luz é refletida de cor avermelhada, alaranjada ou amarelada significa que as estruturas dos olhos do bebê estão saudáveis.
O teste da orelhinha é um teste obrigatório por lei que deve ser feito ainda na maternidade, nos bebês para avaliar a audição e detectar precocemente algum grau de surdez no bebê. Este teste é gratuito, fácil e não machuca o bebê e é normalmente realizado durante o sono entre o 2º e 3º dia de vida do bebê.
Quando Colher o Teste do Pezinho? Como recomendação geral, e para maior efetividade da triagem neonatal, deve-se realizar a tomada da amostra de sangue do bebê a partir de 48h após o nascimento e até o 5º (quinto) dia de vida.
A dosagem de TSH nas primeiras 24 horas de vida pode acarretar um aumento de falsos positivos para hipotireoidismo congênito (2). Para a triagem de fibrose cística é utilizada a medida da Tripsina Imunoreativa (IRT) a qual se encontra elevada nos casos de doença.
A repetição do Teste do Pezinho pode ser realizada na Unidade de Saúde próxima da casa da mãe do bebê.