5 exemplos de frases formais: Perdoe-me, Vossa Santidade. Vossa Excelência exprimiu-se muito bem! Protesto, Meritíssimo! Não estamos de acordo, senhor.
A variedade padrão, ou seja, formal da língua portuguesa é o seu emprego de tal forma que se estabeleça uma rígida conformidade em relação às suas normas gramaticais. É o que, vulgarmente, se chama de "o português correto".
Variedade não padrão, língua não padrão: mais espontânea, empregada em situações informais do dia a dia e caracterizada pelo emprego de frases de estrutura simples, pela pouca (ou nenhuma) observância às regras da gramática normativa, pelo vocabulário mais comum e pela presença de frases feitas, expressões populares e ...
A língua padrão, que na sociolingüística anglófona se denomina standard language, é a variedade culta formal do idioma. ... Ocorre que a língua culta, isto é, a das pessoas com nível elevado de instrução, pode ser formal ou informal. A língua padrão é a culta, sim, mas limitada à sua vertente formal.
Resposta. Português padrão é aquela linguagem usada de acordo com o dicionário aurélio. A não padrão, são gírias criadas pela sociedade, palavras que não existem mas tem um significado.
De acordo com a norma não padrão esta ligado a girias, ao falar popular.... isso nao quer dizer que esteve errado esta norma nao padrao pelo contrario e aceita pós ja e um linguajar de determinada época e cultura de uma regiao .
Sendo a gramática a base para escrita e a escrita, por sua vez, a base para a comunicação social, é dever da escola garantir que as crianças e jovens dominem essa variação. A chamada norma culta garante aos estudantes acesso à participação social em diferentes contextos e à plena cidadania.
Tem-se que é fundamental a importância do argumento da competência linguística no meio acadêmico e no mercado de trabalho, visto que para o desenvolvimento profissional e acadêmico dependem da capacidade de domínio da língua e da oratória do indivíduo.