Deve-se levantar a bandeira até o topo do mastro. Em caso de hastemento em tripé, a bandeira nunca deve tocar o chão. Em caso de hasteamento simultâneo de 2 bandeiras nacionais, elas devem ter o mesmo tamanho ( o mesmo ocorre quando são colocadas na parede).
Primeiro segure a bandeira com o avesso para cima. Em seguida, dobre a bandeira ao meio, de forma que a parte inferior da bandeira fique por cima. Depois dobre ao meio novamente, agora a parte superior da bandeira ficará por cima.
A Bandeira Nacional, quando não estiver em uso, deve ser guardada em local digno. Art. 18. Nas repartições públicas e organizações militares, quando a Bandeira Nacional é hasteada em mastro colocado no solo, sua largura não deve ser maior que um quinto nem menor que um sétimo da altura do respectivo mastro.
15. A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite. § 1º Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas. § 2º No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas, com solenidades especiais.
Passos
A Bandeira Nacional quando suja ou empoeirada pode ser lavada sim. Não só pode, como deve ser lavada, pois o que a lei proíbe é apresentá-la em más condições. Não há na lei proibição para lavar bandeiras em bom estado, sujas ou empoeiradas pela ação do tempo.
ao final da dobragem, a Bandeira Nacional apresenta a maior parte do dístico para cima e é passada para o braço flexionado do mais antigo, sendo essa a posição para transporte; para a guarda, pode ser feita mais uma dobra no sentido longitudinal, permanecendo o campo azul voltado para cima.
Lei Nº 5.
Art. 22. Quando distendida e sem mastro, coloca-se a Bandeira de modo que o lado maior fique na horizontal e a estrela isolada em cima, não podendo ser ocultada, mesmo parcialmente, por pessoas sentadas em suas imediações.
Prenda a polia ao mastro com fita adesiva na altura do ombro, corte (é uma volta contínua) com a faca ou tesoura e separe o lado livre da corda nova (a extremidade sem o gancho) à corda antiga usando um elo comprido. Remova a fita adesiva da roldana e abaixe a bandeira até o deck.
Criando a base do mastro. Se possível, compre em uma loja de materiais de construção uma argamassa de secagem rápida pronta para usar. Para um projeto pequeno como este, a melhor opção é usar um saco que já contém cimento, pedra e areia misturado. Um saco deve ser mais que o suficiente para um único mastro de bandeira.
Em linha de mastro (nº par de bandeiras) A bandeira do Brasil deve se posicionar ao centro-direita do dispositivo, ou seja, a esquerda do observador (consulte figura acima). Sempre do lado direito deverá estar com uma bandeira a menos.
Empurre o colarinho inferior para cima do polo e anexe o anel de divisão na baixa ilhós da bandeira. Posicione o colarinho assim que a bandeira travar com 2 cm a 1 cm de folga e depois aperte o parafuso da parte estática.
Altura aproximada do mastro com Ponteira: 2,20m. Esse Mastro é Indicado para bandeiras nos tamanhos 0.
Posicionamento da Bandeira Brasileira[editar]
O Mastro especial da Praça dos Três Poderes, também conhecido pelos nomes de Pavilhão Nacional do Brasil, Mastro Nacional do Brasil e/ou Mastro Nacional de Brasília, é um monumento em forma de obelisco metálico localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Foi inaugurado oficialmente em 19 de novembro de 1972.
Significado de Mastro substantivo masculino [Marinha] Peça de madeira vertical ou oblíqua que suporta o velame, as velas, do navio.
Comprimento será de vinte módulos (20M); A distância dos vértices do losango amarelo ao quadro externo será de um módulo e sete décimos (1,7M); O raio do círculo azul no meio do losango amarelo será de três módulos e meio (3,5M);
O símbolo do país está erguido a 105 metros de altura, feito com 286 metros quadrados de tecido que pesa 90 quilos. Um estrutura e tanto que representa a convergência entre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).
O Dia da Bandeira foi instituído há 131 anos, em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República, datada em 15 de novembro daquele mesmo ano. São 286 metros quadrados de bandeira – com 20 metros de comprimento e 14 de altura. Além disso, pesa mais de 90 quilos.
A bandeira do Brasil na Praça dos Três Poderes é a maior bandeira hasteada do mundo, segundo o Guinness Book, o Livro dos Recordes. É feita de nylon de paraquedas e mede 186 metros quadrados, ficando presa a um mastro de 100 metros de altura.
A bandeira é composta pela Cruz de Brasília, ao centro, simboliza a herança indígena e a força que emana do centro em todas as direções. O branco representa a paz e o verde representa as matas da região.
Lista de prefeitos e governadores do Distrito Federal