Procedimento Experimental:
Essa cristalização é o que ocorre com o brigadeiro – agitamos sem parar uma massa de açúcar em uma temperatura elevada. O que ocorre nesse processo são dois fenômenos: A caramelização do açúcar [e a evaporação de água] Agitação + condições termodinâmicas que formarão os cristais de açúcar.
Para evitar que a calda cristalize, isto é, que evapore mais água do que o desejado, fique sempre de olho na temperatura dela! Adicionar glucose ou xarope de milho evita que se formem cristais de açúcar na sua calda e ainda a deixa um pouco menos doce!
Quando derreter e ficar dourado, é hora de regar com água fervente e mexer com cuidado. Use uma panela maior do que você normalmente precisaria para aquela quantidade de ingredientes, isso deixa o terreno mais seguro. Quando a água e o açúcar se misturarem vai borbulhar e a mistura vai subir na panela.
Para isso, o ideal é adicionar à calda um ingrediente ácido, como suco de limão ou vinagre. Isso fará com que o açúcar principal (sacarose) se quebre em duas moléculas mais simples: frutose e glicose.
Como soltar o caramelo (calda de açúcar) que fica grudado na forma? O açúcar depois que vira caramelo e esfria acaba virando uma pedra! Para soltá-lo da forma, basta levá-la ao fogo com água suficiente para cobrir a parte da forma suja com o caramelo e deixar ferver que ele vai se dissolvendo todo!
CALDA DE CARAMELO QUE NÃO ENDURECE DEPOIS DE FRIA:
Leve ao fogo alto e acrescente um pouco de sal, para quebrar a doçura do caramelo. Deixe a água evaporar e espere a massa adquirir consistência. O ponto de bala mole tem massa cremosa e gruda nos dedos. A passagem do ponto de bala mole para o de bala dura ocorre em instantes.
Para fazer o ponto caramelo, você vai precisar dos mesmos ingredientes, mas o processo é diferente. Para tanto, coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo médio (170 ºC a 190 ºC) até dourar. Mexa para desmanchar os torrões de açúcar. Só depois é que você vai acrescentar a água, com cuidado para não espirrar.
Ponto caramelo (146°C a 155°C) O açúcar adquire cor amarelo-clara. O caramelo nessa temperatura é usado para fazer algodão doce, balas, enfeites com fios de açúcar, flores de açúcar e esculturas com açúcar assoprado. Na água fria, ele se comporta como vidro, quebra fácil e tem pouca elasticidade.
Coloque água quente na sua panela queimada, acrescente um fio de detergente e uma colher (sopa) bem cheia de bicarbonato. Deixe de molho até a água amornar e esfregue com a parte menos áspera da esponja até que o açúcar desgrude da panela. Para terminar, enxague como de costume.
Confira o passo a passo de como tirar queimado do fundo da panela
Misture uma colher de sopa de bicarbonato, duas de sal refinado e 100 ml de vinagre em um recipiente. Em seguida, aplique essa solução em uma esponja áspera (parte verde da bucha/esponja de cozinha, por exemplo) e esfregue a panela. Deixe agir por alguns minutos e repita o processo até retirar toda a sujeira.
Para tirar as manchas da oxidação do alumínio ou ainda remover sujeiras de comida muito grudadas: Acrescente duas colheres de sopa cheias de bicarbonato de sódio ao detergente que você usa geralmente. Então, é só lavar os objetos normalmente com a esponja.
As diferentes técnicas de como limpar panela encardida
Como limpar assadeira gordurosa
1. Uma das maneiras mais eficientes e que vale para qualquer revestimento é encher a panela ou forma com água, colocar bicarbonato de sódio (1 colher de sopa) e deixar de molho. Até pode aquecer um pouco (sem ferver) ou deixar da noite para o dia, mas só se o estrago for grande.
Bicarbonato de sódio Adicione 2 colheres (sopa) de água e misture bem, criando uma espécie de pasta. Leve ao fogo e deixe até ferver. Depois disso, apague o fogo e lave normalmente com uma esponja de aço. Pronto, está tudo limpo!
Para sua panela inox brilhar: Acrescente 1 colher (sopa) de bicarbonato e 1 colher (sopa) de vinagre. Depois, com uma esponja, passe essa mistura onde houver manchas em sua panela. Depois de remover as manchas, enxágue a panela e seque para que ela não fique manchada.