As características, comportamentos, vestimentas e hábitos que definem um grupo social, e que, geralmente, não são as mesmas praticadas e adotadas pela cultura imposta, são chamadas de estigmas sociais. Na Sociologia, o estigma está relacionado à classificação de um grupo por outro.
O doente mental é, para muitos, uma espécie de pária social — não se fala sobre ele nem se comenta o que tem de fato. Simplesmente é isolado do convívio e, por vezes, confinado, gerando consequências sociais e econômicas — é a marca social, a cicatriz, o estigma.
Resposta. Resposta: Preconceito- é uma opinião feita de forma superficial em relação a determinada pessoa ou grupo. Discriminação- tratamento injusto ou negativo de uma pessoa ou grupo, por ela pertencer a certo grupo.
Enquanto o preconceito é o pré-julgamento, a discriminação é o ato de diferenciar, de dar tratamento diferente. A discriminação é a ausência de igualdade ou a manifestação das preferências, causando cisões sociais entre os indivíduos.
Exemplos de categorias em que a discriminação ocorre incluem raça e etnia, religião, sexo/gênero, peso, deficiência, estatura, condições de emprego, orientação sexual e idade.
Ver também
A
Com a Constituição de 1988, preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (art. 3º, IV), tais como a prática do racismo, constituíram-se juridicamente em 'crimes inafiançáveis e imprescritíveis', sujeitos à pena de reclusão nos termos da lei (art. 3º, XLII).
O preconceito de classe social está relacionado ao poder aquisitivo, ao acesso à renda, à posição social, ao nível de escolaridade, ao padrão de vida, entre outros. ... Em outras palavras, no Brasil também existe o chamado preconceito de classe social.
Um tratamento desigual destinado às pessoas de baixa renda O preconceito social, também conhecido por preconceito de classe consiste em tratar as pessoas de modo diferente somente por causa da sua situação econômica, nível de escolaridade e acesso a renda e bens de serviço.
Aporofobia
Preconceito é uma opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos, mas que é baseada unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas. A palavra também pode significar uma ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.