Como o nome diz, é estimular o peristaltismo (movimentos que o intestino faz para expelir as fezes) através de toque com o dedo. Não tem nada de vergonhoso ou "aviadado" nisso, é uma forma importantíssima de prevenir uma situação que em última instância pode levar até à morte.
O vaso sanitário do banheiro para cadeirante deve ter: Área livre ao lado, com pelo menos 80 cm de largura e 1,20 m de profundidade. Esse espaço é chamado de “área de transferência”, e serve para encaixar a cadeira, permitindo que o cadeirante passe da cadeira para o vaso e depois de volta para a cadeira.
O local do banho precisa ser adequado, com a instalação de barras e pisos antiderrapantes que facilitem o apoio e a locomoção. Outro recurso facilitador são as cadeiras higiênicas apropriadas para o banho, proporcionando ao cadeirante tomá-lo no chuveiro.
Utilizar sabonetes neutros ou conforme prescrição médica. Sempre verificar a temperatura da água antes de molhar o idoso. Tomar cuidado no momento do banho para evitar quedas ou escorregões: é importante ter barras no banheiro, independente da cadeira de banho para idosos.
A água deve ser morna, evitando queimaduras e ressecamento da pele. O responsável pelo banho deve retirar todos os acessórios que possam machucar o paciente, e usar luvas. Deve ser usado sabonete neutro ou um produto indicado pelo médico.
Abaixo, seguem algumas dicas:
Tabela de Honorários