EQST

Como Era A Arte Nos Espaços Urbanos?

Como era a arte nos espaços urbanos?

A ideia principal da Arte Urbana ou “street art”, como também é chamada, é justamente migrar dos lugares ditos “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e apresentações artísticas como teatros, cinemas, bibliotecas e museus, e expandir para locais de visibilidade da arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

Como a arte visual pode ser percebida nos espaços urbanos?

A arte realizada nos espaços públicos converte-se em estratégia de aproximação com a realidade e com o público. As obras de intervenção nos espaços urbanos, em sua maioria, lidam com o conceito de site-specific, caracterizado pela indiscernibilidade entre a obra e o lugar.

Quais características da arte urbana?

Características da arte urbana É performática e independente; Reflete sobre o uso do espaço público; Possui um caráter dinâmico e efêmero; Interage com o local e o espectador.

Porque a arte urbana é importante e tem um valor cultural?

Dessa forma, os cidadãos acabam se deparando com a arte sem a necessidade de deslocamento até centros culturais. Na prática, a arte urbana representa o encontro da vida com a arte, pois a fusão de ambas se dá naturalmente, na medida em que o ser humano vive e se desloca pela cidade.

O que a arte urbana pode representar em seus desenhos?

Na prática, a arte urbana representa o encontro da vida com a arte, pois essa união se dá naturalmente enquanto o ser humano vive e se desloca pela cidade.

Como é possível o diálogo entre o público e a arte em espaços não convencionais?

“Toda arte colocada no espaço público deve dialogar com a comunidade” “O espaço público é sempre dinâmico, nunca definido. É um espaço de disputa permanente, construído pela coletividade, que decide se vai aceitar ou não uma determinada lei a ser cumprida naquele lugar.”

Como a arte pode contribuir para melhorar a interação entre as pessoas e os espaços urbanos?

Para o indivíduo, os benefícios de intervenções artísticas públicas em determinada área podem ser vistos na saúde, no desenvolvimento cognitivo e psicológico e nos laços interpessoais. Já para a comunidade, a arte pública promove o desenvolvimento econômico, cultural e social.

Qual a função da arte urbana?

A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas – como por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus – para dar visibilidade à arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

O que é a arte de rua?

Arte de Rua ou Street Art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público, distinguindo-se das manifestações de caráter institucional ou empresarial, bem como do mero vandalismo.

Qual a característica da arte de rua?

O que é considerado arte de rua? Arte de rua se trata de pinturas, esculturas, instalações e intervenções artísticas em geral que você encontra em centros urbanos. Esse tipo de arte não costuma seguir nenhum padrão estético, exatamente porque cada artista possui um propósito individual que fomenta sua criatividade.

Porque a arte de rua é importante?

A arte de rua é uma das mais importantes manifestações culturais e sociais de um povo. Ela é predominante nas grandes e importantes cidades, como um meio de transmitir mensagens por meio da sociedade. ... E há também uma outra importante característica desta arte, o papel da inclusão social.

Por que a arte urbana é importante?

A central proposição da arte urbana é justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, ou seja, destinados à exposição e apresentações artísticas (equipamentos culturais: teatro, cinemas, bibliotecas, museus), para dar visibilidade a arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

Como podemos definir a arte do grafite?

Grafite é um tipo de manifestação artística surgida em Nova York, nos Estados Unidos, na década de 1970. Consiste em um movimento organizado nas artes plásticas, em que o artista cria uma linguagem intencional para interferir na cidade, aproveitando os espaços públicos da mesma para a crítica social.

Quais as formas de expressão da arte urbana?

A arte urbana (urban arts) contempla diferentes formas de manifestações artísticas como pinturas, grafites, esculturas, apresentações de caráter teatral, musical ou circense, cartazes e estátuas vivas.

O que é intervenções artísticas em espaços não convencionais?

Propõe a criação de novas possibilidades arquitetônicas, entre fluxos, dando continuidade a uma leitura de conhecimento e reconhecimento. A exposição se modifica a partir do trajeto realizado pelo espectador, assim como andar e reconhecer uma cidade, um lugar. A experiência se dá pela sequência de percepções.

Quais são os elementos que torna uma arte pública e não convencional?

A arte pública deve ser pensada dentro da tendência da arte contemporânea de se voltar para o espaço, seja ele o espaço da galeria, o ambiente natural ou as áreas urbanas. ... Interpelam criticamente o mercado e o sistema de validação da arte, denunciando seu caráter elitista.

Como a arte de rua pode mudar nossa relação com os espaços públicos?

Cada vez mais, a arte de rua se embrenha em uma tentativa de resgatar não só os espaços, como também a conexão entre as pessoas, transformando espaços em lugares democráticos de socialização e recaracterizando como indivíduos a massa de humanos que caminha pelas ruas.

Qual a contribuição da arte para o desenvolvimento de uma cidade?

Além de possuir toda essa infraestrutura cultural, a cidade também conta com diversos centros culturais que não se concentram exclusivamente na região central, pois há vários deles na periferia, dando para a população inúmeras opções culturais gratuitas na cidade. ...