Como controlar cigarrinha da cana? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Como vimos, o controle químico, via inseticidas, é a forma mais eficaz para o controle da cigarrinha da cana-de-açúcar. Por isso, acaba de chegar ao Brasil um produto inseticida que combate a cigarrinha da cana-de-açúcar com bastante eficiência.
O que a cigarrinha causa na cana?
A cigarrinha é um inseto-vetor de patógenos, ou seja, não causa danos expressivos diretamente, mas de forma indireta. O dano é causado quando a praga, durante o processo de alimentação, desempenha o papel de transmissora dos patógenos causadores dos enfezamentos pálido e vermelho do milho, e da virose do raiado fino.
Quais os danos que a cigarrinha causa na Cana-de-açúcar?
Perdas causadas pela cigarrinha das raízes - Redução do teor de açúcar nos colmos; - Crescimento do teor de fibras; - Aumento dos colmos mortos, o que diminui a capacidade de moagem; - Alta do teor de contaminantes, o que dificulta a recuperação do açúcar e inibe a fermentação.
O que é cigarrinha-da-raiz?
A cigarrinha-da-raiz, Mahanarva fimbriolata, é considerada uma das pragas mais importantes da cana-de-açúcar no estado de São Paulo e no Nordeste do Brasil. ... As deteriorações aquosas apresentam cores escuras começando pela ponta da cana e podem causar a morte do colmo.
Como acabar com a cigarrinha?
A diversificação das pastagens com o uso de diferentes tipos de capim e o consórcio com leguminosas como amendoim forrageiro e puerária são alternativas eficientes para reduzir os danos causados pela cigarrinha-das-pastagens.
O que a cigarrinha faz?
A cigarrinha-das-pastagens é um dos fatores que contribuem para o processo de degradação de boa parte das pastagens da região. Atacado pela praga, o capim começa a amarelar, seca e perde o vigor, abrindo espaço para o estabelecimento de plantas daninhas.
Quantos dias vive uma cigarrinha?
Neste período, as ninfas passam por cinco mudas ou ecdises, originando os adultos. Em média, a fêmea vive 22 dias, e o macho 17 dias. Assim, o ciclo biológico completo da cigarrinha-da-raiz, sem envolver o período em que os ovos possam passar por diapausa, tem duração de dois a três meses.
Quanto tempo vive uma cigarrinha?
80 dias
A espécie, que pertence à ordem Hemiptera, a qual pertencem outras espécies de cigarrinhas, cigarras, percevejos, pulgões, cochonilhas, barbeiros, baratas d'água e mosca-branca, vive em torno de 63 a 80 dias.
Como combater a cigarrinha da raiz?
Para grandes áreas, o controle químico, via uso de inseticidas, é o mais adotado, devido à sua boa eficiência. Porém, hoje em dia, com os produtos atuais, há áreas que exigem duas ou até três aplicações, devido ao aumento da resistência da população de cigarrinhas a estes inseticidas.
O que faz para matar a cigarrinha?
A diversificação das pastagens com o uso de diferentes tipos de capim e o consórcio com leguminosas como amendoim forrageiro e puerária são alternativas eficientes para reduzir os danos causados pela cigarrinha-das-pastagens.
Qual o melhor veneno para matar cigarrinha?
Se no seu monitoramento, você observar mais do que 25 ninfas ou 30 adultos por m², entre com a aplicação de inseticida.
Clorpirifós – (Lorsban 480 BR)
Carbaril – (Sevin 850 WP)
Tiametoxam + Lambdacialotrina – (Engeo Pleno)
16 de set. de 2019
Qual veneno para matar cigarrinha?
Imidacloprido + Beta-ciflutrina. É um inseticida sistêmico dos grupos químicos dos neonicotinoides (imidacloprido) e piretroides (beta-ciflutrina).
Como tratar cigarrinha?
Controle químico - O controle químico também pode ser usado como ferramenta do manejo integrado de pragas e para o controle de altas infestações de cigarrinhas. Voltado ao combate da cigarrinha adulta, a aplicação de um inseticida deve ser feita no momento adequado para não desperdiçar o insumo.
O que fazer com cigarrinha na pastagem?
A diversificação das pastagens com o uso de diferentes tipos de capim e o consórcio com leguminosas como amendoim forrageiro e puerária são alternativas eficientes para reduzir os danos causados pela cigarrinha-das-pastagens.
O que causa enfezamento no milho?
O enfezamento é causado por patógenos da classe dos molicutes e tem como vetor a cigarrinha-do-milho Dalbulus maidis. Em 2020, houve vários relatos das altas populações de cigarrinha nas lavouras, o que favorece sua disseminação em plantios tardios (até de uma safra para outra) e a ocorrência da doença.
Qual o ciclo de vida da Cigarrinha-das-pastagens?
Adultos. Em novembro há o aparecimento de adultos, surgindo mais três gerações em fevereiro-março. O adulto explora a parte aérea da planta. O pico populacional das cigarrinhas ocorre nos meses de fevereiro e março.