O tratamento para patela fora do lugar é colocar o osso de volta ao seu lugar. O tratamento do deslocamento patelar inicia-se com a recolocação do osso em seu devido lugar e imobilização da articulação.
O rompimento dos ligamentos e/ou dos meniscos leva ao falseio ou instabilidade dando a sensação de que o joelho desloca, ou sai de lugar. No caso da articulação entre o fêmur e a patela, ocorre o deslocamento ou luxação da patela. Ela literalmente “sai de lado”.
A patela normalmente fica encaixada no fêmur, numa região que chamamos de tróclea. Quando a patela sai do lugar, chamamos de luxação da patela; ou, de forma mais técnica ainda, chamamos de luxação patelofemoral. A luxação da patela pode ser um episódio bastante dramático ou mais ameno.
Com o diagnóstico feito, o tratamento envolve imobilização do joelho, mantendo a patela no lugar até que os ligamentos estejam regenerados, aproximadamente por 3 semanas. A fisioterapia é sempre importante e indicada, justamente para melhorar a força muscular e o movimento.
Após sofrer uma entorse no joelho, o descanso é provavelmente a parte mais importante do tratamento. Tente evitar colocar peso no joelho (carga) e ande o mínimo possível. O gelo ajuda a aliviar a inflamação (dor, calor, inchaço e vermelhidão). Coloque os cubos de gelo ou gelo picado em um saco plástico lacrado.
O que fazer em caso de luxação da articulação
A redução da articulação luxada deve ser feita em ambiente hospitalar, o mais rápido possível. Como se trata de um procedimento doloroso, o ideal é que seja realizado sob sedação ou anestesia geral. Dependendo da gravidade, pode ser necessário realizar uma cirurgia para colocar o osso no lugar.
A luxação acromioclavicular caracteriza-se pelo deslocamento da clavícula em relação ao acrômio. A lesão ocorre, geralmente, após uma queda sobre o ombro, podendo ocorrer tanto na prática esportiva como em atividades do dia a dia.
Principais sintomas
Para exercitá-lo, sente em uma posição reta, coloque o braço direito atrás das costas e, gentilmente, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, com a mão esquerda. O alongamento será sentido do lado direito. Mantenha por 30 segundos, volte à posição inicial e repita para o outro lado.
Em geral, os estalos não fazem mal, a não ser que provoquem dor. “A atitude de estalar acompanhada de dor pode significar que há alguma coisa errada. A melhor conduta, nestes casos, é sempre procurar um médico especialista na área, um ortopedista ou reumatologista, para investigação”, lembra Nakao.
O som de rangido percebido durante os movimentos é conhecido como crepitação. Geralmente, ele é resultado de bolhas de ar nas articulações. As bolhas surgem exatamente devido movimento. Este sistema é semelhante ao que acontece quando o indivíduo estala os dedos: ele “estoura” essas bolhas de ar.