Como Classificar As Contas Patrimoniais?

Como classificar as contas patrimoniais

Para manter um bom controle das finanças em negócio, é necessário entender bem os conceitos básicos desse ramo. Uma das principais ferramentas da contabilidade é a conta contábil. 

Portanto a empresa deve contar com um sistema de controle financeiro eficiente, que permita um fácil registro e acompanhamento de todas as movimentações financeiras – desde as despesas do dia a dia até as grandes operações de investimento.

 

Por isso, a utilização de conta contábil é um dos principais instrumentos utilizados pelos contadores. Através desse processo é possível classificar as despesas e receitas e, portanto, fazer uma gestão financeira eficiente.

Esses softwares também ajudam a controlar as despesas e receitas da empresa, permitindo que a contabilidade tenha uma visão geral do fluxo de caixa e possa tomar decisões mais acertadas.

Esse ponto é tão essencial que deixa de ser uma dica e passa a ser uma imposição: é fundamental que a empresa tenha uma equipe de profissionais especializados em contabilidade e finanças para garantir a correta classificação das contas contábeis. 

 

 

Em outras palavras, a conta contábil é uma forma de categorizar uma transação financeira, tornando possível identificá-las por um nome e um número único no sistema contábil. 

Além disso, manter as contas contábeis em dia é uma forma de garantir que a empresa esteja em conformidade com as normas contábeis e fiscais, evitando problemas com o Fisco e possíveis multas e penalidades.

Afinal, com as contas contábeis devidamente categorizadas, é mais fácil gerar relatórios financeiros precisos e identificar possíveis erros ou inconsistências nas movimentações financeiras.

Como classificar as contas contábeis?

Além disso, um bom controle contábil e financeiro permite identificar oportunidades de melhoria e otimização dos processos financeiros da empresa. Tornando possível reduzir custos, aumentar a eficiência e a rentabilidade do negócio.

Como elas representam o valor que a empresa tem para investir em novos projetos e oportunidades de crescimento, essas contas de patrimônio líquido são muito importantes para a saúde financeira da empresa.

Além dessas regras básicas, é lembre-se que cada empresa tem suas próprias especificidades e necessidades, vindo a exigir a criação de novas classificações ou a adaptação das existentes.

A importância de atualizar e organizar as contas contábeis de uma empresa

A importância de atualizar e organizar as contas contábeis de uma empresa

As contas patrimoniais são aquelas que contabilizam os Ativos, correspondentes aos Bens e Direitos, e os Passivos, indicando a existência das Obrigações e do Patrimônio Líquido da instituição. Tal Patrimônio Líquido é formado pelo capital social, reservas de lucro e prejuízos acumulados.

Veja também: como utilizar carteira digital de pagamento.

A fim de garantir a conformidade com as mudanças nas normas contábeis e necessidades específicas da empresa, deve-se revisar e atualizar constantemente o plano de contas. Isso evita a utilização de contas obsoletas ou desnecessárias.

Por que ressignificar o setor tributário é privilegiar a atuação humana?

Ainda não conhece essa tecnologia? Te convido a conferir nosso blog post sobre software financeiro onde explicamos a fundo o que é e as suas vantagens.

Por fim, um dos maiores desafios da contabilidade é garantir que todas as contas sejam classificadas corretamente e em tempo hábil. (Inclusive, saiba como funciona o cartão para contabilidade empresarial).

O que são contas patrimoniais?

Além disso, a conta contábil é fundamental para a elaboração do balanço patrimonial e da demonstração de resultado do exercício. Esses são dois dos principais relatórios contábeis utilizados pelas empresas para avaliar sua situação financeira.

Por outro lado, as contas do passivo representam as obrigações da empresa. Elas incluem tudo o que a empresa deve a outras pessoas ou empresas, como fornecedores, funcionários e impostos. 

Warren Buffett

Dessa forma as contas de receitas e despesas são muito importantes para a análise financeira da empresa, pois elas ajudam a identificar onde a empresa está gastando mais dinheiro e onde está gerando mais receita.

Já a conta contábil é um método para classificar e categorizar as operações financeiras ocorridas na empresa, com o objetivo de controlar as transações financeiras da empresa. 

São exemplos de contas patrimoniais?

Receita de vendas e Custo da mercadoria vendida Patrimonio liquido e despesa de aluguel Banco conta movimento e Fornecedores a pagar Fornecedores a pagar e receita financeira Reserva de lucros retidos e Despesa de aluguel.

Quais são as contas devedoras?

Via de regra, as contas estáveis devedoras são componentes do Ativo e das Despesas e Custos, como, por exemplo, Caixa, Bancos conta Movimento, Contas a Receber, Estoques, Impostos a Recuperar, Despesas com Pessoal, Despesas com Depreciação e Custos de Produção.

Quais contas são devedoras junto à entidade?

Uma dica para você saber se a conta é DÉBITO ou CREDITO é a seguinte: Contas pertencentes ao ATIVO, direitos da empresa(Tudo que a empresa tem), são contas DEVEDORAS.

São exemplos de contas de natureza devedora?

Contas estáveis devedoras são as que apresentam sempre saldo devedor, são exemplos de contas estáveis devedoras: Caixa, Bancos, Duplictas a Receber, Estoques, Imobilizado, Custo, Despesas, etc.

O que é devedora é credora?

Dessa forma, extraímos que toda obrigação tem esses três elementos: sujeito, vínculo e prestação. Os sujeitos da obrigação podem ser divididos em: a) sujeito ativo - é o credor, aquele que tem direito a uma prestação; b) sujeito passivo - é o devedor, aquele que deve realizar a prestação.