É um dissacarídeo (ou seja, um composto formado por duas moléculas de monossacarídeos, que são as formas mais simples de açúcar) formado por uma molécula de glicose e outra de galactose, e é sintetizado nas células alveolares da glândula mamária.
Também é conhecida como o açúcar do leite, pois proporciona a ele um sabor levemente adocicado. "É a junção de uma molécula de glicose e outra de galactose", ressalta a nutricionista Thayana Albuquerque. A função da lactose é fornecer energia e favorecer a absorção do cálcio no organismo.
A intolerância à lactose é um quadro no qual a pessoa não produz uma enzima denominada lactase, sua produção é insuficiente ou seu funcionamento está inadequado. A lactase é responsável pela quebra da lactose em galactose e glucose: duas moléculas menores e facilmente absorvidas pelo organismo.
“A gordura anidra de leite tem 99,7% de matéria gorda. É o produto gorduroso obtido a partir de creme ou manteiga pela eliminação quase total de água e sólidos não gordurosos, mediante processos tecnologicamente adequados. Eu acredito que praticamente não tenha lactose, mas proteína de leite tem sim, vestígios.”
Falamos de um tipo de açúcar exclusivo do leite — leite produzido por qualquer mamífero, diga-se de passagem. A lactose é a responsável por aquele gostinho levemente adocicado da bebida.
Pode causar algum desconforto intestinal como gases, flatulência, cólicas, distensão abdominal e diarreias, em geral, nos primeiros 30 minutos a duas horas após ingestão – sintomas associados a uma intolerância à lactose.
Para confirmar a presença de intolerância à lactose, o diagnóstico pode ser feito através de exame de fezes, exame de sangue, teste respiratório ou biópsia do intestino....1. Observe os sintomas de intolerância à lactose
Lactose é o açúcar presente no leite. Precisamos da enzima lactase para quebrar esse açúcar e aproximadamente 80% da população brasileira possui algum grau de intolerância à lactose.
Na verdade, não se extrai a lactose, açúcar a que algumas pessoas têm intolerância. O que acontece é uma reação química que a faz sumir do leite. As indústrias adicionam à bebida uma enzima denominada lactase (ou beta-D-galactosidase), que provoca uma hidrólise.
Os especialistas dizem que, em geral, todo mundo tolera bem cerca de 12 gramas de lactose, o equivalente a um copo de leite.
O processo industrial de deslactosação se resume a deixar o leite em repouso para sofrer ação da enzima lactase – que é adicionada junto ao leite no início desse processo – , por um período de três a quatro horas, em temperatura ambiente. Assim, a lactase quebra a lactose em dois componentes: glicose e galactose.
Para retirar a lactose do leite e de outros alimentos é preciso adicionar ao leite um produto específico que se compra na farmácia chamado lactase.
A indústria adiciona à bebida uma enzima denominada lactase (ou beta-D-galactosidase), que, em três ou quatro horas, quebra a lactose através da ação da solução em dois componentes: glicose e galactose.
Algumas mudanças na alimentação ajudam a acabar como incômodo da intolerância à lactose sem precisar excluir os produtos lácteos do cardápio.
Dizemos 3 semanas em média pois é um tempo razoável para o processo inflamatório intestinal cessar e não pq a lactose não estará mais no seu organismo.
Eu tenho intolerância a lactose? o teste é considerado positivo se a diferença entre o valor da maior glicemia e a glicemia de jejum for menor do que 20 md/dl. No seu caso, 109 - 90 = 19, é intolerante.