Como calcular sabo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O cálculo é assim: quantidade de óleo em gramas x 0,136 = quantidade de soda necessária. No caso da fórmula do video ficaria: 5000g x 0,136 = 680g de soda. Para essa quantidade de óleo de 5Kg está sendo usado 1kg de soda e daí o excesso perigoso de 46,8%.
Como utilizar a calculadora Mendrulandia?
A interfaz da Calculadora de Mendrulandia é muito fácil mas se você ainda não está acostumado com todo o processo de uma calculadora de sabão online é só clicar no símbolo de interrogação ( flecha rosa) que vai sair vários simbolozinhos ( amarelos ) para você compreender o que cada ítem significa.
O que é a persistência no sabão?
Esta persistência provavelmente se deve à ação eficiente do sabão de cinzas como agente de limpeza que não prejudica a pele e aos valores familiares e comunitários a ele associados e transmitidos ao longo de gerações. ...
Qual a fórmula do sabão em barra?
Hidróxido de sódio (a 50%) – 1.480 g. Água deionizada – 2.220 g. EDTA tetrassódico (a 40%) – 50 g. Carbonato de sódio – 500 g.
Como calcular índice de saponificação?
Para calcular a quantidade de soda necessária, determina-se a quantidade de cada óleo/gordura em gramas e o tipo de base a ser utilizado. Aí multiplica-se cada óleo/gordura pelo seu índice de saponificação correspondente (ver tabela a seguir) e converte-se em gramas.
Como calcular a saponificação?
Para calcular a quantidade de soda necessária, determina-se a quantidade de cada óleo/gordura em gramas e o tipo de base a ser utilizado. Aí multiplica-se cada óleo/gordura pelo seu índice de saponificação correspondente (ver tabela a seguir) e converte-se em gramas.
Como calcular a lixívia?
Como faço para calcular a quantidade de água necessária? A quantidade de água para diluição da soda pode ser feita de um modo mais simplificado calculando a quantidade de água como sendo 30% do peso dos óleos. Se o sabão for composto de 60% de óleos duros o valor de água pode ficar em 35%.
Qual é a composição química do sabão?
A composição química do sabão é basicamente algum sal de ácido carboxílico que possui uma cadeia carbônica longa apolar e uma extremidade polar. Não pare agora... ... Para a obtenção de sabões mais moles, utiliza-se o hidróxido de potássio (KOH) no lugar do hidróxido de sódio (NaOH) na reação de saponificação.
Qual a composição do sabão em pó?
Hoje, o detergente em pó, popularmente conhecido como sabão em pó, é composto basicamente por 12% de surfactantes (tensoativos), 12% de builders, 6% de ingredientes auxiliares e 70% de auxiliares de produção ou cargas.
Para que serve o índice de saponificação?
A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão. Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico).
O que é o Índice de saponificação e qual sua função?
O índice de saponificação é o número de miligramas de hidróxido de potássio necessários para saponificar 1 g de óleo ou gordura (HARTMAN e ESTEVES, [s.d.]). ... Esse índice avalia o estado de deterioração, à medida que mede a quantidade de ácidos graxos, constituintes do óleo, encontrados no produto.
Qual a função química do sabão?
O sabão funciona da seguinte maneira: a sua parte apolar é hidrofóbica, ou seja, tem aversão à água, mas é lipofílica, isto é, interage com as moléculas da gordura (que também são apolares), "aprisionando-as" dentro de uma micela, como mostra a imagem a seguir.
Onde entra a química na produção do sabão?
Como veremos, o sabão é uma substância obtida pela reação de gorduras ou óleos com hidróxido de sódio ou de potássio. O produto desta reação é um sal (reação de um ácido com uma base). Sabe-se que os sais são substâncias que possuem, pelo menos, uma ligação com caráter tipicamente iônico.