O significado das guias de Umbanda pode variar muito de acordo com a sua cor. Uma guia de Umbanda vermelha tem um significado diferente de uma azul. Porém, qual é o seu uso geral no mundo da Umbanda? Vou passar a explicar tudo o que precisa ao longo deste artigo!
Essas guias são colares que todos usam, a começar pela guia de Oxalá e tem significado duplo: primeiro o de proteção, depois de doação. … As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado.
Por isso, não importa se sua roupa é a mais bonita, se sua guia é mais comprida, bonita ou bem elaborada! Pois, se não houver mediunidade e boa, de nada serve tudo o que ele usa.
Uma outra coisa que gostaria de falar aproveitando o assunto, é que não existe exigência de entidade, coisas como a minha entidade só vai trabalhar se tiver isso ou aquilo, caso contrário ela nem vem para o terreiro, isso é coisa de médium e não desenvolvido.
Brajá é o fio-de-contas usado por babalaôs, Bokonon e outros sacerdotes africanos, no Brasil é usado por Babalorixás, Ialorixás, ogãs, Equedes, e pessoas de outros posto de graduação do Candomblé de todas as nações, é um símbolo de nobreza, estatuto, senioridade, sapiência, jamais poderá ser usado por pessoas que não ...
Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu. As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.
A mesma coisa acontece com as roupas ou acessórios usados por algumas entidades, o meu caboclo não precisa ter o maior penacho para trabalhar, e nem precisa ter bebida e fumo, estas coisas não existem para eles.
Na Umbanda os colares ritualísticos recebem o nome de guia, por representarem a Entidade ou Guia Espiritual de cada religioso. Estas guias são feitas de miçangas de porcelana, sintéticas ou cristal. Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.
A guia de cor verde representa Pai Oxóssi e alguns caboclos. Nem todos caboclos usam apenas o verde em suas guias, geralmente os caboclos de outros Orixás, como é o caso do Caboclo Pena Branca, que usa em sua guia o verde de Pai Oxóssi e o branco de Pai Oxalá.
Isso não existe, o que existe é acumulo de energia que deveria ser doada e não foi, e acaba por se manifestar no corpo, às vezes com dores, mal estar, mas nunca porque uma entidade ou Orixá esta atuando contra você que é médium dele, ou nem de nenhuma outra pessoa.
Mas espiritualmente falando, a cor de cada guia impõe a espíritos menos evoluídos um certo receio de chegar perto da pessoa que usa. Uma guia vermelha por exemplo, pode ser de Pai Ogum ou de uma Pombo Gira e um espírito por mais perdido que seja, sabe que não se deve brincar com estas forças ou qualquer outra.
Lembrando que todas as guias devem ser fechadas por um Pai de Santo. As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado.
Por isso, ao iniciarem-se rituais ou trabalhos religiosos, é comum que se faça uma reverência ou oferenda especialmente para Exu. As cores predominantes que representam a entidade, usadas em oferendas e trabalhos, são vermelho e preto.
Significa que elas absorvem os acúmulos negativos dos campos eletromagnéticos, protegendo os médiuns contra influências ruins durante o trabalho. A guia assimila cargas negativas e não deixa que elas atinjam o médium incorporado. Ela também pode ser usada no dia-a-dia como um pára-raio de energias pesadas.
1ª — Os colares dos Orixás costumam ser de uma só cor. 2ª — Há algumas exceções (Obaluayê = preto e branco), (Omolu = preto, branco e vermelho), (Nanã = branco, lilás e azul claro), (Exu = preto e vermelho; preto; vermelho), (Pombagira = vermelho; preto e vermelho; dourado).
Por isso, se para a Umbanda Mamãe Oxum é representada pela cor azul escuro, no Candomblé ela é representada pela cor amarela, mas é a mesma Mamãe Oxum, com as mesmas características e axés.