Para se determinar o valor do torque de aperto de um parafuso, é usualmente utilizada uma equação simplificada, conforme abaixo: T = D x K x P, onde: T = Torque de aperto (Nm); D = Diâmetro nominal da rosca do fixador (mm);
Classe de Resistência de Parafusos
Tabela de Conversão
Uma forma mais simples (mas não tão confiável) de identificar a rosca é utilizando uma escala (régua) com medidas métricas e polegadas. Se você acha que é métrica, meça cerca de 10 filetes e depois divida o resultado por 10 - assim você encontrará o passo de rosca.
Os parafusos se diferenciam pela forma da rosca, da cabeça, da haste e do tipo de acionamento. O corpo do parafuso pode ser cilíndrico ou cônico, totalmente roscado ou parcialmente roscado. A cabeça pode apresentar vários formatos; porém, há parafusos sem cabeça.
Parafuso para Móveis Madeira “Soft” Parafuso para Aglomerado. Parafuso para Madeira de Latão. Parafuso Rosca Soberba.
Conheça os principais tipos de pregos
Parafuso Tampinha – indicado para fabricação de moveis em madeiras, aglomerados, compensados, MDF, MDP e outros. Possui rosca soberba e cabeça plana projetada para permitir o acoplamento de tampinha para acabamento. Parafuso Drywall – indicado para fixação de placas de gesso em montagens de paredes tipo drywall.
O nome do Parafuso Chipboard é originário da palavra inglesa “chipboard”, que significa “aglomerado”. Seu próprio nome entrega sua principal aplicação: madeiras leves e aglomerados. Este é o nome mais conhecido, porém, existem empresas que costumam dar nomes diferentes para este tipo de fixador.
Geralmente o comprimento de um parafuso é medido de sua cabeça até a outra extremidade, onde sua rosca termina. Entretanto, para parafusos em que a cabeça ficará para fora da superfície é necessário medir seu comprimento abaixo da cabeça até o final da rosca.
Designa-se a rosca métrica, mediante a letra M maiúscula, seguido do diâmetro do parafuso (em milímetros) assim M8 faz referencia a uma rosca métrica de 8 mm de diâmetro. Se o parafuso é métrico de rosca fina (tem um passo menor que o normal) a designação se faz juntando o passo a nomenclatura anterior.
A bitola do PARAFUSO é dada pelo diâmetro do seu corpo, medido sobre os fios de rosca, e o comprimento. No desenho abaixo temos indicações de como obtemos as diferentes medidas de um PARAFUSO.
As cabeças têm formato redondo, em latão ou chanfradas e apresentam fendas simples ou em cruz (tipo Phillips). Esse tipo de parafuso elimina a necessidade de um furo roscado ou de uma porca, pois corta a rosca no material a que é preso.
Isso significa que a profundidade do furo broqueado deverá ser três vezes o diâmetro do parafuso, ou seja: 3 ´ 6 mm = 18 mm. ... Se a união por parafusos for feita entre materiais diferentes, os cálculos deverão ser efetuados em função do material que receberá a rosca.
As arruelas são elementos de máquinas que têm a função de distribuir igualmente a força de aperto entre a porca, o parafuso e as partes montadas. Em algumas situações, também funcionam como elementos de trava.
Uma barra roscada direita quando girada no sentido horário está sendo apertada, já se o sentido do aperto for anti horário o sentido da rosca é esquerda.
Para identificar o lado certo do pedal, há uma indicação na extremidade da rosca dela, que irá se encaixar na rosca do pedivela: a letra “R” significa “right”, que é “direito” em inglês, e no outro pedal haverá a letra “L”, de “left”, que é “esquerdo” em inglês.
Os pedais direitos têm um fio à direita, então seguem as regras comuns de aperto de parafuso – sentido horário aperta, anti-horário solta. Os pedais esquerdos, no entanto, têm um fio de rosca à esquerda, então eles percorrem o caminho contrário. Sentido anti-horário para apertar, e horário para soltar.