E para bloquear as dores, veja uma lista com as principais medidas terapêuticas:
A dor na gengiva pode acontecer quando se escova os dentes com muita força ou devido quando se usa incorretamente o fio dental. No entanto, a dor na gengiva, quando frequente, pode ser indicativo de situações mais sérias e que necessitam de tratamento, como gengivite, sapinho ou câncer de boca, por exemplo.
A recuperação depende de paciente para paciente. Mas em média demora de 01 dia para a raspagem. A recuperação da periodontite está ligada ao tipo de procedimento realizado. Sendo tratamento clínico demora até 48 horas e tratamento cirúrgico demora até 07 dias.
Enxertos das gengivas Escovar os dentes durante dois minutos, duas vezes ao dia com uma pasta de dentes com fluoreto de sódio ou com uma pasta de dentes especializada para a saúde diária das gengivas como parodontax, ajuda a remover a placa bacteriana para manter as suas gengivas e dentes saudáveis.
A cirurgia plástica gengival é a única forma para recuperar gengivas retraídas. Para facilitar a comunicação entre dentista e paciente, as técnicas são divididas com ou sem enxerto gengival – este, um procedimento adicional indicado para casos mais complexos ou em que a previsibilidade da técnica simples é baixa.
A retração gengival pode ter cura ou pelo menos controlo, dependendo das causas subjacentes do estadío da doença e da gravidade do caso em questão. Para evitar ou controlar desde logo a retração gengival, deve consultar o médico dentista a fim de avaliar o seu caso e evitar a evolução do problema.
A variação de preço é muito grande de acordo com o número de dentes envolvidos, se será necessária osteoplastia (remoção de osso), espessura gengival, e grau da qualificação do profissional. Para se ter ideia, em uma pesquisa de mercado, foram encontrados valores que variaram de R$ 300 a R$ 600 por dente.
O uso correto da escova, sem pesar a mão na higiene dos dentes, e visitas periódicas ao dentista estão entre as medidas para prevenir a retração da gengiva. Para quem já apresenta o problema, a primeira indicação é fazer o controle e a manutenção com o profissional.
Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta. Isso pode ser causado por diversos hábitos, e o tratamento ideal geralmente depende da causa do problema.
Cremes Para Dentes Sensíveis – As 4 Melhores Opções
Para evitar problemas como a retração gengival, a odontologista indica o uso de força moderada no momento de escovar os dentes. Esse mesmo tipo de comportamento vale para os pacientes que estão ou já sofreram do problema, pois é uma maneira eficaz de evitar que aconteça novamente.
Pericoronarite é um processo inflamatório em um dente que está parcialmente coberto pela gengiva. Essa condição muitas vezes é causada por má higiene bucal aliada ao dente parcialmente irrompido (quando ainda está dentro do osso), sendo mais comum nos terceiro molares, os famosos dentes sisos.
A gengiva quando está neste estágio, ou seja, descolando do dente, indica estar em um processo de inflamação ou infecção das gengivas denominada de periodontite. Isso significa que o paciente apresenta um quadro de gengivite que não foi tratado.
Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta. Isso pode ser causado por diversos hábitos, e o tratamento ideal geralmente depende da causa do problema.
Entre os motivos mais comuns que contribuem para o surgimento e a progressão da retração gengival estão o uso inadequado de escovas ou técnicas de escovação mal executadas. Dentes mal posicionados e a espessura da gengiva e do tecido ósseo (se muito fino, mais fácil de ser reabsorvido) também corroboram a situação.
A recessão gengival (retração) não é um problema exclusivo de pacientes em tratamentos ortodônticos – e tampouco resultado direto da movimentação dos dentes nesses indivíduos. Na verdade, a maior causa para a exposição de raízes em dentes movimentados ortodonticamente é a placa bacteriana acumulada junto às gengivas.