Cada nucleotídio é formado por um grupo fosfato, um açúcar (desoxirribose no DNA e ribose no RNA) e uma base nitrogenada. Existem cinco tipos diferentes de bases nitrogenadas: timina (T), guanina (G), citosina (C) e adenina (A) são encontradas no DNA.
A estrutura de um gene consiste em muitos elementos, dos quais a sequência codificadora costuma ser apenas uma pequena parte. Estes incluem regiões de DNA que não são transcritas, bem como regiões não traduzidas do RNA. Cada gene contém um conjunto particular de sequências reguladoras, necessárias para sua expressão.
Células também se dividem para que as coisas vivas possam crescer. Quando os organismos crescem, não é porque as células estão ficando maiores. Organismos crescem porque as células estão se dividindo para produzir mais e mais células. No corpo humano, as células se dividem quase dois trilhões de vezes todos os dias.
As células diploides possuem dois cromossomos (2n), já as células haploides apresentam um cromossomo (1n).
A síndrome de Klinefelter é uma anomalia do cromossomo sexual, na qual os meninos nascem com dois cromossomos X e um Y (XXY).
A síndrome de Klinefelter é uma anomalia genética que se manifesta em indivíduos do sexo masculino e caracteriza-se pela má formação dos órgãos reprodutores e esterilidade. A síndrome de Klinefelter é uma aberração cromossômica que foi identificada em 1942 por Harry Fitch Klinefelter.
→ Características de uma pessoa com síndrome de Down