So causas diretas de isquemia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As principais causas e fatores de risco da isquemia são a aterosclerose, o tabaco, a idade avançada, os elevados níveis de colesterol, a hipertensão arterial, a diabetes, uma história familiar de doença cardiovascular, uma vida sedentária e a obesidade.
Quais são as consequências da isquemia?
A isquemia em uma parte do cérebro leva ao acidente vascular cerebral (AVC), conhecido como "trombose" (embora nem sempre seja causada por trombos, pode ser também por estenose (estreitamento e/ou bloqueio de uma artéria). Nos membros pode causar gangrena e necessitar amputação. No pulmão pode levar a embolia pulmonar.
O que é uma lesão Isquemica?
O dano celular induzido após perfusão de um órgão isquêmico é denominado lesão de isquemia/reperfusão (I/R).
O que é lesão isquemia?
Isquemia é a perda do suprimento sanguíneo por redução do fluxo arterial de um tecido, em que há comprometimento da oferta de substratos metabólicos, incluindo a glicose (COTRAN et al., 2000). Reperfusão é o termo utilizado para definir o restabelecimento do fluxo após um período de isquemia (EVORA et al., 1996).