crossorigin="anonymous">
Em torno dos 15 meses de vida, saem os primeiros molares superiores; a seguir, os inferiores; depois, os caninos; e, aos 18 meses, os segundos molares inferiores, seguidos pelos segundos molares superiores, aos 24 meses.
Normalmente, após a queda o dente de leite, o dente permanente demora cerca de 1 mês para nascer. No entanto, se o dente de leite cair e o dente permanente não surgir mesmo após 1 ano pode ser necessário colocar uma contenção para manter o espaço necessário para o crescimento dos dentes permanentes.
Depois de erupcionados todos os dentes de leite, irrompem os quatro (4) Primeiros Molares permanentes, dois na arcada dentária superior e dois na inferior, o que ocorre em redor dos 6 anos de idade, mas pode acontecer aos 5 ou aos 7 anos de idade. Geralmente os inferiores nascem primeiro.
Os primeiros dentinhos começam a cair de forma natural por volta dos 6 anos de idade, pela mesma ordem que surgiram. Dessa forma, é comum que os primeiros dentes a cair sejam os dentes da frente, já que esses são os primeiros dentes a aparecer na maior parte das crianças.
“Normalmente, as crianças iniciam a perda dos dentes de leite aos 5 ou 6 anos. Mas as que tiveram os primeiros dentinhos mais cedo tendem a trocá-los mais precocemente. Quando isso ocorre, pode haver um atraso na erupção dos dentes definitivos e perda de espaço para os novos.
A primeira coisa que deve ser feita é procurar imediatamente um dentista. "O dente sem a restauração pode causar dor, sensibilidade, acúmulo de resíduos no interior do dente. Além disso pode evoluir para uma pulpite (inflamação na polpa do dente) sendo necessário até o tratamento de canal", atentou a especialista.
Quando algo dá errado No tratamento do canal da raiz do dente é preciso retirar a polpa que, uma vez danificada, infeccionada ou morta, precisa ser removida. Mas nem sempre dá certo, seja por complicações ou por erro do dentista. Essa é a hora que pode ser necessária uma cirurgia endodôntica.
Se traz uma desestabilização emocional (o que não é incomum), mesmo na polpa viva é melhor irrigar bem com água ou leite de cal (já começa a promover a hemostasia), secar o canal e preencher todo ele com hidróxido cálcio, de preferência preparado na hora com soro fisiológico ou água destilada.
Perfuração radicular consiste na comunicação do sistema de canais com os tecidos de suporte do elemento dental1. Essa comunicação pode ser induzida por causas patológicas e iatrogênicas16.
Não necessariamente! De acordo com Sofia, o fato do paciente sentir dor após o procedimento é tratado pelos profissionais como algo bastante comum. “Essas dores ocorrem como consequência do próprio procedimento que é delicado e, normalmente, cessam após 2 ou 3 dias”, comenta.
Quando o dente esta sem a coroa e esta muito tempo “aberto” o canal acaba contamindo levando novas bacarerias para o canal, outras situações que levam ao retratamento São: Lesão, espessamento do ligamento, se o canal estiver mal tratado( Ex: não for até o limite que precisa ) ou estar no limite porém com dor, aí ...
Resumidamente, é um procedimento em se retira a polpa dentária doente ( retira o nervo do dente) em decorrência de cárie avançada ou trauma, preservando a estrutura dental restante. Esse dente tratado permanecerá na boca e servirá de apoio para uma prótese dentária nova.
2. Quanto custa um tratamento de canal? Outra preocupação comum entre os pacientes é o custo do tratamento de canal. “Cada dente tem um valor, mas na média os preços variam entre 700 e 1500 reais para os dentes anteriores e entre 1000 e 2000 reais para os dentes posteriores”, conta o Dr.
Retratar um canal quer dizer acrescentar algo que faltou no tratamento anterior… portanto, deve-se ter um bom plano de tratamento, e que poderá envolver os seguintes questionamentos: 1- Qual o Limite de Trabalho do tratamento anterior, e qual o objetivo no tratamento proposto? 2- Existe desvio?…
Uma obturação insatisfatória feita com guta-percha pode ser facilmente removida rotacionando uma, duas ou se possível até três pequenas limas Hedström ao redor da obturação e tracionando-a.
Em algumas situações, é possível fazer o tratamento de canal em uma sessão, que dura cerca de uma hora e meia. Não é pela pressa, mas por conseguir controlar a infecção e preparar os canais sem correr o risco de ter uma contaminação no período entre as sessões, o que pode causar outras complicações.
Em geral, os curativos só podem ser usados por um determinado tempo. Por isso, o paciente precisa ter muito cuidado ao mastigar certos tipos de alimentos para evitar sua quebra". No máximo, esse material dura por 15 ou 30 dias.