Um ângulo pode ser medido em graus ou em radianos. É possível que alguns alunos já possuam familiaridade com a medida em graus. Grau é o arco unitário igual a 1/360 da circunferência. Radiano é o arco cujo comprimento é igual ao comprimento do raio da circunferência que o contém.
Radiano é o nome dado à medida do arco de uma circunferência de raio r, quando tal arco também mede r, e pode ser relacionado ao ângulo central desse arco. A medida de um ângulo é dada em graus e representada por um número seguido do símbolo “°”.
A escolha por uma das medidas é feita apertando a tecla MODE e a tecla da unidade escolhida: DEG (grau), RAD (radiano) ou GRA (grado).
Podemos afirmar que 90 graus convertidos em radianos, equivalem a π/2. Observe que para converter graus em radianos, teremos que utilizar a regra de três considere uma medida α em graus e x em radianos.
Os valores de sen(5π) e cos(π/2) são iguais a 0. Para converter um ângulo de radiano para grau, devemos considerar que π = 180º. Sendo assim, sen(5π) = sen(900) e cos(π/2) = cos(90).
Tabela de valores notáveis de cosseno
Tabela trigonométrica até 90º
Outro bem familiar é sen π/4 = 45º = √2/2. Para identificarmos o seno dos outros ângulos utilizamos a simetria vertical.