crossorigin="anonymous">
Por décadas, a televisão tem sido um dos principais - senão o principal - meio de comunicação do mundo, trazendo informação e entretenimento audiovisual a bilhões de pessoas.
Fonte: History, Tweeen Tribune, O Globo, Esferize
Ao longo dessa linha do tempo da evolução da TV, deu para perceber o quanto as inovações são benéficas para o desenvolvimento da sociedade, não é? Passamos pelo surgimento de alguns tipos de aparelhos e, para minimizar a curiosidade a respeito deles, listamos os modelos existentes e alguns dos avanços que os acompanharam.
Ela é de cristal líquido como a LCD, mas com uma iluminação mais potente, com lâmpadas de LED. Localizadas atrás da tela, elas oferecem ainda mais qualidade à imagem, quando comparadas às antecessoras, além de diminuírem o consumo de energia. Há também a questão do design, que favorece a decoração do ambiente com uma TV fina e leve.
Nos últimos anos, a TV se tornou HD, ou seja, de alta definição, chegando a uma resolução de até 1080 linhas. Inclusive, hoje, a TV HD oferece ao telespectador várias tecnologias já incluídas de fábrica, como o 3D, a conexão com a internet, através de Wi-fi, opções de aplicativos e recursos multimídia, entre outros.
O investimento para “colorir” as imagens era oneroso para as outras emissoras, o que deixou a Globo de novo à frente. A primeira transmissão a cores aconteceu em 1972, na Festa da Uva de Caxias do Sul, pela TV Globo.
As imagens transmitidas nos anos 20 eram de baixíssima resolução, tendo em vista que eram de aproximadamente 60 linhas. Hoje, as televisões analógicas têm resolução de aproximadamente 480 linhas. ... A década de 1930 serviu para a lapidação da televisão.
As TVs só chegariam ao Brasil em 1950, graças ao jornalista e “magnata da comunicação” Assis Chateaubriand. Curiosamente, a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, foi construída antes mesmo que os aparelhos receptores fossem importados para o país.
crossorigin="anonymous">
Enquanto a Globo estreava sucessos como a novela Irmãos Coragem, o Sítio do Picapau Amarelo e o Fantástico, as TVs passavam por uma atualização no design. Modelos com cores para todos os gostos apareceram no mercado, algumas até acompanhadas pelos cassetes e um rádio.
O uso da televisão aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra e a renda adicional disponível (televisores na década de 1930 custavam o equivalente a 7.000 dólares atuais [2001] e havia pouca programação disponível).
Nos anos 1950, a imagem foi transmitida com cores pela primeira vez. Elas não eram nada vibrantes, mas já apresentavam um avanço enorme na história da TV. O sucesso era notável e apontava uma tendência de crescimento.
O ano era 1973. As pessoas não sabiam da dimensão do que acabava de ser criado. Martin Cooper, um engenheiro da Motorola, até então uma pequena empresa de telefonia, convocou uma coletiva de imprensa.
Com o CRT, tornou-se possível transmitir as imagens aos telespectadores e criar a TV de tubo. Do preto e branco ao colorido, esse modelo foi o que mais durou nas residências de todo o mundo. Aliás, até hoje ainda encontra seu espaço por aqui.
Nos tão queridos anos 90, as telas planas começavam a dar as caras. Com isso, o tamanho dos televisores aumentava também. Os programas das emissoras brasileiras faziam de tudo pela audiência. Foi esta década que abriu espaço para novas tecnologias, como veremos a seguir.
O alemão Paul Nipkow é considerado o fundador do sistema de TV. Em 1884, desenvolveu um disco mecânico rotativo capaz de transmitir imagens em movimento a distância por meio de corrente elétrica. ... O engenheiro escocês John Baird transmitiu a primeira imagem pela televisão do sótão de sua casa, em 1925.
Mas, se parar para pensar, desde que surgiu, a televisão sofreu muitas mudanças. Quer saber tudo sobre a evolução da TV? Então, continue a leitura deste conteúdo!
A TV é considerada um meio bastante completo, pois reúne imagem, som, cor e movimento. Optando por esta mídia, o anunciante pode revelar melhor as características de seu produto através da propaganda. Além disso, o meio TV possui um grande envolvimento com a sociedade. ...
Recursos: As TVs planas LCD LED são o avanço da tecnologia LCD. Esse tipo de televisão apresenta retroiluminação viabilizada por diodos de luz de diodo. A luz é emitida para os lados ou parte dianteira do monitor. Vantagens: A TV LED oferece excelente eficiência energética e qualidade em imagens.
Esses aparelhos chegaram ao mercado no fim da década de 90. A televisão digital começou a ser estudada em 1970, no Japão. O formato HDTV foi adotado na TV aberta do Brasil apenas em 2006, seguindo o modelo japonês. Na tv por assinatura oferecida aos brasileiros, a alta resolução já existe desde 1998.
Na resolução HD são 1366 pixels na horizontal por 768 na vertical, pouco mais de 1 milhão de pixels ao todo. Na resolução Full HD são 1920 pixels na horizontal por 1080 na vertical, quase o dobro da HD. Já em Ultra HD (ou 4K) são quase 8 milhões e 300 mil pixels, 3840 na horizontal por 2160 na vertical.
Uma TV de Alta Definição (High Definition) com resolução de 1080p é composta de 2 milhões de pixels (1920 x 1080), enquanto uma TV 4K (também conhecida como Ultra High Definition) tem mais 8 milhões de pixels (3840 x 2160).
Full HD é a sigla para Full High Definition que significa Máxima Alta Definição. Atualmente, é considerado Full HD qualquer sistema com o mínimo de 1080 linhas na vertical, com varredura progressiva ou entrelaçada, proporção de tela 16:9 com mínimo de 1920 x 1080 pixels, e cadência mínima de 25 frames por segundo.
A diferença entre o HD e o Full HD é simples: o que conta é o número de pixels (p) por polegada – pixel é a unidade de medida na formação de imagens em telas eletrônicas. Enquanto o HD possui 720p, que já é uma qualidade bem superior aos 480p convencionais das TV´s de “tubo”, o Full HD tem 1080p.
Procure pelo cabo de entrada na parte de trás (ou às vezes na lateral) do televisor. O cabo amarelo já indica que a resolução é padrão, sem suporte ao sinal HD. Será preciso comprar um cabo HDMI e conectá-lo na entrada correspondente, que está disponível em todas as TVs de alta definição.
Resolução do display: 3840 x 2160 pixels; Proporção: deve ser de 16:9 ou mais ampla; É necessário fazer upscaling para o 4K UHD; É preciso ter, pelo menos, uma entrada HDMI 2.
Os aparelhos possuem vários tipos de conexões, como os de áudio e vídeo (RCA), e os de vídeo componente, porém apenas em uma TV HDMI, com o cabo HDMI (High Definition Multimedia Interface), será possível enviar para o aparelho a resolução máxima necessária para um televisor Full HD.
Para alterar Clique em "Meu Computador", abra o "Painel de Controle", selecione as "Configurações de Vídeo". Dentro da nova janela, vá na aba "Monitor". Nela, você controla a resolução e logo ao lado as cores, onde você pode ajustar a quantidade de cores exibidas em sua tela.
Para transformar a TV em um cinema, confira neste tutorial as dicas para melhorar o áudio.