Quando reter 1 5 de IRRF? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Como vimos, os valores pagos ou creditadas por pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas, civis (atualmente sociedade simples) ou mercantis, pela prestação dos serviços relacionados no artigo 714, § 1º do RIR/2018 estão sujeitos ao IRRF à alíquota de 1,5% (um e meio por cento).
Quais os serviços que tem retenção de IRRF?
IMPOSTO DE RENDA NA FONTE - IRF - SERVIÇOS PROFISSIONAIS
administração de bens ou negócios em geral (exceto consórcios ou fundos mútuos para aquisição de bens);
advocacia;
análise clínica laboratorial;
análises técnicas;
arquitetura;
Mais itens...
O que é Imposto retido pessoa jurídica?
É o imposto retido sobre os pagamentos efetuados por uma pessoa jurídica a outra pessoa jurídica, variando de 1,0% a 1,5%, dependendo da atividade da empresa prestadora de serviço.
Quando reter 1% de IR?
Também estão sujeitos ao IRF, porém à alíquota de 1%, o pagamento dos serviços de limpeza, conservação, segurança, vigilância e pela locação de mão de obra, prestados por pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas.
Qual alíquota de retenção de IRRF pessoa jurídica?
1%
Portanto, na retenção do imposto deve ser aplicado à alíquota de 1% (um por cento) sobre o valor total a ser pago ou creditado à pessoa jurídica prestadora do serviço, sem quaisquer deduções.
O que é Imposto retido na fonte INSS?
O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é o desconto aplicado na folha de pagamento do trabalhador assalariado, com relação à sua remuneração e sobreposto pela Receita Federal mensalmente. Esse cálculo considera: o desconto no salário destinado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
Quando retenção 1 2 IRRF?
No primeiro código do Anexo I da IN RFB nº 1.234/12 está dito que nos serviços de construção civil por empreitada com emprego de materiais também há a aplicação da alíquota de 1,2% no Imposto de Renda, e, somada à alíquota das Contribuições Sociais deve alcançar um total de 5,85%.
Qual o fato gerador do IRRF e qual a alíquota aplicada nas retenções pessoa jurídica para pessoa jurídica?
Caso o representante comercial seja pessoa física, o fato gerador da retenção do imposto de renda na fonte será o efetivo pagamento do rendimento. Já entre pessoas jurídicas do direito privado o fato gerador para o IRRF será a data em que ocorrer o pagamento ou crédito do pagamento à pessoa jurídica beneficiária.
Quando devo reter IRRF na nota fiscal de serviço?
A legislação que rege o assunto (Lei nº 13.137/2015) diz que a retenção do PIS, COFINS, CSLL e IRPJ só deve ocorrer quando o valor da nota fiscal ultrapassar R$ 215,05.