crossorigin="anonymous">
Os testículos são órgãos muito sensíveis, que podem ficar dolorosos após mínimos traumas ou pequenas inflamações. A sensação de dor nos testículos pode ter origem no próprio testículo, nas estruturas ao seu redor ou até mesmo por problemas fora da bolsa escrotal, como nos casos de pedras nos rins ou hérnia inguinal.
É normal que os testículos subam e possam se esconder na região da virilha, não sendo palpáveis. Isso acontece especialmente nas crianças, devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais, mas pode se manter ainda durante a idade adulta, passando a ser chamado de testículo retrátil.
Os sintomas mais comuns da torção do testículo incluem:
Isso ocorre por causa da diferença entre os cordões que sustentam os testículos. Os dois são formados por vasos sanguíneos, nervos e músculo, mas o cordão do lado esquerdo é mais baixo que o direito. Não se assuste também ao […] Veja você mesmo: olhando de cima, normalmente o esquerdo fica mais baixo que o direito.
É normal um testículo ser ligeiramente maior do que o outro. Cada testículo normal tem um pequeno tubo espiral chamado de epidídimo, que pode parecer uma pequena protuberância no lado externo superior ou parte média do testículo.
Em situações normais, os testículos ficam alojados na bolsa escrotal, com um tamanho que pode variar de 3,5 a 5 cm de comprimento, e um volume aproximado de 30 ml. Pequenas variações de tamanho entre os dois testículos são comuns e não indicam qualquer anormalidade.
As vezes, é normal um testículo ser um pouco menor que o outro. O testículo esquerdo é normalmente mais baixo que o direito em aproximadamente 85% dos homens. Assim, a dimensão do testículo normal é: comprimento de 4 a 5 cm, largura de 3 cm e profundidade de 2,5 cm.
Normalmente, testículos pequenos podem produzir pouca testosterona (hipogonadismo). Por outro lado, os maiores produzem mais. Entretanto, quando menos consistentes e mais amolecidos podem também produzir menos testosterona. Portanto, o tamanho e a consistência dos testículos refletem sua função.
A atrofia testicular acontece quando um ou ambos testículos têm o tamanho visivelmente reduzido, o que pode acontecer principalmente devido à varicocele, que é uma situação em que há dilatação das veias do testículo, além de também poder ser consequência de uma orquite ou infecção sexualmente transmissível (IST).
Segundo o médico, o clomiphene e letrozole podem ser usados por lutadores homens para evitar os efeitos colaterais do uso de anabolizantes, como, por exemplo, a atrofia dos testículos.
Remédios para reposição hormonal masculina
Troque o suco de laranja pelo suco de romã, pois ele diminui os níveis de cortisol, hormônio do estresse, o que ajuda a aumentar os níveis de hormônios sexuais incluindo a testosterona.
Suplementos de testosterona
A nossa especialista: Joana Carvalho, nutricionista das lojas Celeiro
Para quem tem mais de 60 anos: são indicados os multivitamínicos com vitaminas do complexo B, vitaminas C, D e E, cálcio, fósforo, iodo e zinco. Para quem busca mais energia e resistência: os complementos com vitaminas B2 e B12, vitaminas C e D, niacina, ácido pantotênico, fósforo e potássio.
Vitaminas para idosos: saiba quais são as 7 mais importantes
Vitaminas e minerais necessários para pessoas com mais de 50 anos
6 suplementos alimentares para a menopausa