crossorigin="anonymous">
Fazendo uma análise da música Monte Castelo, da Legião Urbana, percebemos que a letra mistura elementos da bíblia com versos do poeta português Luís de Camões, tudo isso para falar com propriedade sobre o amor.
Isso porque a canção apresenta a paixão de duas maneiras, apontando como ela atua, ao que pode ser comparada, frisando ainda que essa é uma sensação distinta, recorrendo a jogos de palavras. Isso tudo para deixar claro que conhece genuinamente o que é paixão. E que esse amor, o que há de mais importante na vida, não é o que se passava em Monte Castelo.
Os versos do poeta português estão praticamente intactos na música e tentam explicar o amor através da antítese, uma figura de linguagem caracterizada pelo uso palavras ou expressões que apresentam ideias contrárias.
Neste primeiro verso de Monte Castelo, temos a passagem de Coríntios 13:1 levemente adaptada para a música. Renato quer dizer que não importa ter conhecimento e saber se comunicar em todas as línguas (ou seja, com várias pessoas diferentes) sem compreender o que é o amor. Sem isso, o ser humano continua vazio.
Renato Russo estudava muito, lia muito. Era um erudito. A música não veio ao acaso. Podemos dizer que ele captou a vontade do mundo espiritual superior para fazer conhecido e cantada uma Verdade Universal, que é o AMOR. Muitas pessoas que nunca leram a Bíblia e nunca leram Camões cantaram e cantam a música refletindo sobre o seu conteúdo. O trecho bíblico é conhecido como HINO AO AMOR ou HINO À CARIDADE. Já o trecho de Camões é considerado o poema mais bonito na língua portuguesa sobre o amor. Renato Russo soube juntar as duas formas mais belas de expressar o amor – espiritual e carnal – em uma música só. Era um gênio na arte. E como todos gênios artistas foi embora cedo. O trabalho dele marcou uma geração. É uma pena que hoje tenhamos tão poucos artistas com a qualidade que ele tinha. Hoje o que faz sucesso com o povo é LEPU LEPU, LEK LEK e coisa do tipo. uma pena.
O caso ficou tão sério que Renato Russo chegou a desligar o áudio, resultando em discussões e brigas, a ponto de quase não participar da parte final de produção da música. Nesse momento, o cantor mudou de postura e afirmou ter, enfim, apreciado o resultado de Monte Castelo. Enquanto Dado Villa-Lobos se emocionou muito ao escutar a versão final da música.
Coincidentemente, o estúdio responsável por essa tarefa realizou as gravações para outro fenômeno da música mundial, The Beatles. Com o nome de Por Enquanto 1984 – 1995, o álbum contava ainda com um livreto, com texto de autoria do antropólogo Hermano Vianna, irmão do músico Herbert Vianna.
Vamos começar pelo nome da música: Monte Castelo é o nome de uma região da Itália localizada no norte do país. Lá ocorreu, durante a segunda Guerra Mundial, um confronto chamado Batalha de Monte Castelo.
A música “Monte Castelo” da Legião Urbana foi lançada em 1991 e é uma das músicas mais famosas da banda. O nome da música foi inspirado em um local na Itália, a cidade de Monte Castello di Vibio.
crossorigin="anonymous">
Quando Renato Russo diz: “Estou acordado E todos dormem”, provavelmente ele se refere à Verdade que ele descobriu sobre a natureza do verdadeiro amor (como citado, ele utilizou Camões e 1 Co 13) e, enquaqnto ele acordou para a verdade, as outras pessoas ainda dormem na ignorância sobre o amor. Ele cita novamente de Coríntios no final, confirmando essa visão: “Agora vejo em parte Mas então veremos face a face”
Mesmo tendo pego como base o trecho bíblico, a música da Legião nos permite compreender o amor além dos rótulos, como um sentimento genuíno despido de valores e preconceitos. É um amor em sua essência, em que não há espaços para sentimentos mesquinhos, como inveja e vaidade.
Acredito que o Renato Russo estava lendo a biblia ou camoes quando teve a inspiração da junçao de trechos de duas grandes obras,e certamente tinha profundo conhecimento tanto de um quanto o outro, onde nos faz refletir da importancia do conhecimento e do aprendizado. Homens que viveram em tres epocas completamente destintas escrevendo e tentando mostrar a humanidade o valor deste que e o mais puro e importante de todos os sentimento, o AMOR. Obrigado apostolo Paulo, obrigado Camões, obrigado Renato Russo.
Em 2015, o jornal O Estado de São Paulo divulgou que a Legião Urbana vendeu cerca de 25 milhões de discos ao longo dos seus 14 anos de existência. Tornando-se, então, a segunda banda nacional que mais vendeu cópias no mundo, além de integrar o denominado quarteto sagrado do rock nacional, ao lado do Barão Vermelho, Titãs e Os Paralamas do Sucesso.
A partir dessas duas referências, Renato desenvolveu uma ideia totalmente nova. As mesmas palavras, que anteriormente apresentavam um significado, receberam uma conotação diferente conforme a visão do vocalista do grupo.
Ele não entende a humanidade,é impossível conhecer,a variedade de línguas é imensa, e se conhecesse o que adiantaria se não há amor entre todos,a vontade dele seria colocar amor nos coraçôes, através da musica ele envia mensagem a todos afirmando que só com amor tudo vale a pena,que o amor sabe que não precisa haver guerra,que quem o tem são pessoas de paz que não faz mal a ninguem, que não tem inveja, e nem ambição, com a vaidade de querer tudo pra si.Para que usar bomba se o amor é fogo, e suas feridas é bem melhor poque arde, queima e provoca feridas que dói e não se sente.É uma loucura que não faz mau,é um cuidado especial,luta sozinho,e consegue tudo com tranquilidade sem machucar ninguém,melhor que uma bomba e mais potente que ela, pois atinje a humanidade em cheio, usando de justiça, lealdade e diálogo até mesmo a quem quer nos matar, mesmo que nos odeiem é necessário provar que o amor é mais forte e que sem ele nada vale apena.Que nós humanos devemos despertar do sono que nos prende a injustiça a ambição e o egoísmo precisamos dedicarmos mais ao próximo e deixarmos de pensar só em nós.Que ele já acordou pra vida e percebe se que as lutas sem amor não leva a um bom fim que na vitória não há goso porque com destruição tudo se torna em vão, que sómente o amor encherga essa verdade.
A canção Monte Castelo, que tem sua letra constituída basicamente por recortes de Camões e da Bíblia (…), é o nome de uma região ao norte da Itália, onde foi travada a chamada Batalha de Monte Castello. Foi lá que militares de brasileiros e estadunidenses combateram soldados alemães ao fim da segunda guerra mundial.
É só o amor, é só o amor; Que conhece o que é verdade; O amor é bom, não quer o mal; Não sente inveja ou se envaidece. O amor é o fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. ... O amor nos faz mais felizes e faz o mundo todo ser melhor.
1. A letra da música “Monte Castelo” de Renato Russo é um exemplo de intertextualidade, isto é, retoma um texto da Bíblia – I Coríntios, capítulo 13 e o soneto de Camões “O amor é fogo que arde sem se ver.
é um cuidar que ganha em se perder. Na segunda estrofe do poema, ainda há a aproximação de ideias opostas, mas, dessa vez, de maneira ao alcançar um “estado máximo”: “não querer mais do que”, “nunca” e “ganhar” são ideias com sentidos absolutos, que mostram a força desse sentimento.
A figura de linguagem do trecho é o paradoxo.
Trata-se de uma figura de linguagem que “funde” conceitos opostos num mesmo enunciado. ... Assim, num enunciado paradoxal, noções mutuamente excludentes são postas em relação e/ou incidem sobre um mesmo referencial. Como nesse exemplo famoso: “… É ferida que dói e não se sente” (Camões).
O famoso soneto de Camões construído a partir de paradoxos. > “Amor é fogo que arde sem se ver > É ferida que dói e não se sente > É um contentamento descontente > É dor que desatina sem doer”.
Gramática. Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia. Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões: ... paradoxo condicional.