Após anos de proibição institucional — de natureza expressa ou velada — os servidores administrativos da Polícia Federal finalmente poderão trabalhar uniformizados. A boa nova consta na Portaria nº. 9.020-DG/PF, publicada nesta quinta-feira (20), cujo texto regulamenta o uso e padroniza os requisitos mínimos dos uniformes para a categoria administrativa.
Vale informar que o sindicato pretende reforçar o apelo junto a todas as diretorias da PF. “Somos uma categoria diferenciada em um órgão que carece de mão de obra diferenciada. Isso precisa ser colocado no papel”, frisa o presidente João Luis Rodrigues Nunes.
Concordo com você, pois o sinpecpf se sujeita a usa uma camisa azul e sem o nome de Policia Federal nas costa e muito degradante para nos , ate parece que esse povo joga com a administração, pois nosso respeito fica sempre para traz , desda da hélia já vi que nunca vamos ser valorizado, devido esse tipo de se sujeitar só para dizer que somos da Policia Federal , veja se em outros órgão como por exemplo policia Rodoviária federal adm usa ropa diferente da cor padrao.
O rapaz acima que teceu críticas severas deveria rever sua postura em criticar os colegas por exporem seu ponto de vista. Cada um tem o direito de se expressar como quiser. Se lhe agrada ou não, que guarde pra si. Se é do concurso de 2013, que exponha a sua experiência, mas não fique julgando servidores que estão no órgão há 20 anos ou mais, pois não entende e nem pode sentir a dor e o problema de cada servidor. O respeito mútuo deve ser preservado e compartilhado. Se o cidadão ainda permanece no órgão é problema de cada um. Lutar por direitos também é um direito da categoria e de cada servidor que realmente quer fortalecer sua categoria. A história demonstra isso. Se está contente com o órgão e o seu cargo, ótimo, guarde pra si ou exponha, porém, respeite o pensamento dos colegas.
Mudanças nas regras — O sindicato está ciente de que as normas para utilização dos uniformes não foram bem recebidas pela totalidade da categoria. Parte dos colegas se queixa da restrição do uso para uma minoria de setores. Outros consideram a distinção de cor em relação aos uniformes da categoria policial (pretos) uma forma de segregar os administrativos, diminuindo a classe. Há ainda aqueles que atuam nas atividades em que o uso dos uniformes será obrigatório, mas que, por não atender diretamente o público, gostariam de ficar isentos da obrigatoriedade.
Tem gente que esta pensando que esta linda camiseta é para ser usada no dia a dia, mas só será usada em algumas ocasiões, eu por exemplo jamais usarei essa coisa ridícula, discriminatória.
Será que não está mais do que na hora dos servidores demonstrarem seu descontentamento e quem sabe fazer um abaixo assinado de todos os ADms, endereçado inicialmente ao DG, depois ao Ministro da justiça e assim sucessivamente, explanando o descontentamento, as desmotivações, a segregação, os atos discriminatórios que a categoria vem sofrendo ao longo dos anos. Estou aqui a mais de 20 anos e nunca vi nada que fosse positivo aos ADMs, ao contrário, é sempre tirando direitos, diminuindo a estima, publicações nos BSs que apenas retiram ou excluem os servidores de qualquer direito conquistado. Foi assim, com a atividade física, com o trabalho, com o porte de arma, o uniforme azul etc. Só nos falta tirarem o nosso oxigênio. O que não falta é ADMs, desmotivados, exauridos, estressados, depressivos e se acham que está ruim, alegrem-se, pois poderá ficar pior. Nesse abaixo assinado, por que não pedimos para sair da PF, pois podemos solicitar a redistribuição para outros órgãos, uma saída em massa. Por que o SINPECPF fica tirando essas fotos com a diretoria da PF em todos os encontros, como se todos saíssem satisfeitos do encontro, não, eles fizeram e fazem o que querem, independente da intervenção do sindicato, tanto faz irem lá ou não. Na frente de vcs eles falam que vão rever alguma posição, mas no mesmo momento estão publicando algo para desmotivar os ADMs. Vocês sabem disso. Tem servidor que está nesta furada a mais de 20 anos e garanto que nunca viram nada que motivasse a categoria. Retiram direitos conquistados em minutos, e depois levam anos para restituir aquele direito estirpado alegando as mais diversas desculpas. Na nossa frente somos importantes, viramos as costas nos tiram algum ato outrora conquistado. Com relação ao uniforme, a palavra “administrativo” somente coloca a categoria na vala comum, pelos menos tendo o logotipo da PF e o cargo Agente administrativo, parece que pelo menos a um respeito pela função a qual se prestou concurso- Agente administrativo da Polícia Federal.
Colegas, eu tenho uma sugestão para que não sejamos mais uma vez ridicularizados: – Todos os colegas que estiverem lotados nessas atividades peçam pra sair! peçam disponibilidade para outro setor que não seja submetido a essa jocosidade. SAIAM todos desses setores e deixem o uniforme para os terceirizados e cedidos ao órgão. Não vale a pela passar por mais essa humilhação. Abandonem seus postos e peçam outra lotação, mas não se submetam. O órgão não merece a dedicação e o respeito que temos dispensado a este todos esses anos. Sejamos os servidores que eles querem que sejamos: – Sem identidade, sem rosto, sem orgulho, sem respeito, sem corporativismo, sem sentimentos e acima de tudo, sem comprometimento. O ÓRGÃO NÃO MERECE O NOSSO RESPEITO MUITO MENOS A NOSSA CONSIDERAÇÃO.
Só sei uma coisa: chegou época de Natal e Ano Novo. E se repete a velha história: os Agentes Administrativos estão trabalhando. Não estão fazendo jus ao “recesso para pagar depois”. Enquanto isso, os “policiais administrativos” estão na Europa com a família. Estão na Disney com os filhos. Tanto os servidores administrativos quanto os “policiais administrativos” executaram A MESMA ROTINA ADMINISTRATIVA no decorrer de 2018. A diferença é que os “policiais que se refugiam no trabalho administrativo” receberam no decorrer de 2018 aproximadamente 6 vezes mais que os verdadeiros administrativos. Em janeiro, quanto os “policiais administrativos” retornarem das férias, irão exibir o bronzeado, irão mostrar as fotos com filhos na Europa. Roupas novas e caríssimas. Até quando?
quero parabenizar o colega Vagner Silva, pelo seu brilhante comentário, na expressão da verdade, infelizmente parece que a direção da PF, através do nosso Sindicato não toma conhecimento da nossa insatisfação, com tanto distratos por parte da direção da PF, até porque se eles tem conhecimento, porque nos trata com tanta indiferença? Será se na carreira administrativa não tem pessoas que merece respeito tanto quanto na carreira policial? Acredito que sim. Eles pode é não nos respeitar, mais nós somos todos iguais, a única coisa que nos diferencia é os altos salários que os policiais recebe por mérito, e os minguados salários que recebemos por falta de interesse da direção da PF.
O rapaz acima que teceu críticas severas deveria rever sua postura em criticar os colegas por exporem seu ponto de vista. Cada um tem o direito de se expressar como quiser. Se lhe agrada ou não, que guarde pra si. Se é do concurso de 2013, que exponha a sua experiência, mas não fique julgando servidores que estão no órgão há 20 anos ou mais, pois não entende e nem pode sentir a dor e o problema de cada servidor. O respeito mútuo deve ser preservado e compartilhado. Se o cidadão ainda permanece no órgão é problema de cada um. Lutar por direitos também é um direito da categoria e de cada servidor que realmente quer fortalecer sua categoria. A história demonstra isso. Se está contente com o órgão e o seu cargo, ótimo, guarde pra si ou exponha, porém, respeite o pensamento dos colegas.
“Normas podem ser mudadas e aperfeiçoadas. Essa é uma das razões de o sindicato existir”, pontua Éder. Entretanto, o presidente acredita que não haverá tempo hábil para que as mudanças sejam negociadas com a atual Administração da PF. “O comando do órgão mudará em poucos dias, assim como o do sindicato. Assim, é mais fácil que esse diálogo ocorra em 2019”, acredita. Dessa forma, todos os pontos trazidos pela categoria serão anotados e apresentados à futura gestão do sindicato, que posteriormente discutirá o tema com a nova Administração da PF — não sendo descartada uma intervenção judicial, caso seja cabível.
O correto seria, camisa de gola pólo preta, brasão da PF na frente e atrás, escrito caixa alta “POLÍCIA FEDERAL” e abaixo em letras menores “ADMINISTRATIVO”, cores brancas ou amarelo ouro, mas eles acham uma desonra! 😐
Por fim, a DLOG também previu nova opção de vestimenta: um colete que substitui a camisa padrão. A intenção foi facilitar a vida dos servidores, permitindo que a categoria se adeque facilmente às exigências de vestuário.
Uma simples pergunta: o SINPECPF aceitou essa nítida e clara prática discriminatória em forma de vestimenta? Sério? Não acredito que não há no sindicato alguém com culhão pra bater na mesa, chamar a responsa pra si e enfrentar essas pessoas que se acham os “donos” da polícia! Após um CONGEPE com muitas e muitas falas bonitas, de valorização, de fazer o servidor administrativo ser parte fundamental da instituição, me aparece isso? No mínimo isso é um PALHAÇADA
Entre essas alterações, ressalta-se o fim do destaque dado ao cargo de “Agente Administrativo” em detrimento ao nome da instituição. Agora, as vestimentas trarão o nome “Polícia Federal” em destaque nas costas, como ocorre com a categoria policial. Não haverá menção ao cargo, mas à categoria, mediante a expressão “Administrativo”, tal qual ocorre nas carteiras funcionais.
É impressionante como a segregação não somente permanece, como fazem questão de demonstrar e inaltecer tal postura, pois vejam que invés de vir estampada nas costas da camiseta , a palavra Polícia Federal em letras maiores e abaixo vir o cargo como seria o correto, uma vez que primeiro deveria estar estampado o nome da instituição, como é a maioria dos uniformes ostensivos, o que fizeram, colocaram em caixa alta o cargo AGENTE ADMINISTRATIVO e abaixo em minúsculo, propositadamente para não se perceber, a palavra “polícia federal”. Cada vez mais fico envergonhado e triste por pertencer a este Órgão.
Serão necessárias MILHARES destas camisetas pois os “policiais administrativos” também devem usar. Ou não há milhares de policiais trabalhando como administrativos? Ue? Todos sabem. Procurem no RH, no protocolo, no telefonista, no passaporte, no cartório, na licitação, na prefeitura do prédio (desempenhando a incrível aventura de …comprar uma torneira). Tudo isso para receber 22 mil/mes (em janeiro tem outro aumento), se aposentar antes devido ao “risco de vida” (torcer o dedo ao apertar o botão do elevador).