crossorigin="anonymous">

Qual O Tamanho Do Peixe Kinguio?

crossorigin="anonymous">

Qual o tamanho do peixe Kinguio

Uma das espécies de peixe mais amadas no mundo, o kinguio surgiu há mais de mil anos, por isso, é considerando um dos primeiros peixes tratados como um pet. E até hoje é um dos peixes mais adquiridos por aquaristas no mundo todo, por suas cores brilhantes, diferentes tipos de corpo e até olhos saltados, são uma das espécies mais interessante no hobby.

São peixes que podem ter uma longa vida, porém costumam ser uma das espécies mais maltratadas, já que muitas vezes são mantidos em condições longe das ideais, como aquários pequeno, sem filtro e etc. Vamos mostrar agora, tudo que é preciso saber para criar o Kinguio do jeito certo.

O macho desenvolverá pequenas pápulas em seu opérculo e na borda das barbatanas peitorais (muitas vezes as pessoas confundem as pápulas com tumores). Essas pápulas poderão ser mais ou menos proeminentes, dependendo da época. 

Índice

Esses exemplares coloridos, muitas vezes eram separados e mantidos em lagos, devido a sua aparência chamativa. E assim eles deixavam de ser vistos como meramente uma fonte de alimentos, para serem tratados como peixes ornamentais.

No geral, eles eram mantidos em lagos ou tanques externos, onde viviam a maior parte dos seus dias, porém exemplares de destaque, muitas vezes eram levados para dentro das casas em recipientes menores, para serem mostrados em eventos especiais, como festas. Sendo assim, logo após terminarem de exercer essa função, retornavam para seus tanques externos.

O kinguio foi uma das primeiras espécies de peixes a serem domesticadas, e é considerado um dos peixes mais populares do mundo. Por volta de 1500, ele era comercializado com o Japão, e chegou à Europa em 1600 e na América em 1800. A maioria dos peixes da espécie foram desenvolvidos por criadores asiáticos. Podemos ver os resultados deste esforço secular nas maravilhosas cores e formas dos peixinhos dourados de hoje.

Tipos de Kinguio

Tipos de Kinguio

Devido a essa enorme quantidade de dejetos liberados pelo peixe, trocas parciais de água são recomendadas, porque ajudam a manter os níveis de amônia e nitritos baixos.

Tamanho de Aquário para Kinguio

São peixes que crescem muito, se tiverem condições ideais para isso. As espécies mais resistentes devem idealmente ser mantidas em lagos, já as mais sensíveis podem ser mantidas em lagos, porém são mais suscetíveis a predadores, então um aquário pode ser uma melhor idéia.

No caso de aquários, é preciso entender que eles precisam de uma litragem muito alta, tanto pelo seu tamanho, quanto pela sua grande capacidade de poluir a água. Um aquário pequeno com um Kinguio sempre estará sujo. Recomenda-se pelo menos 128 L, caso queira criar um kinguio apenas. Além disso, mais 38 litros por peixe, se for uma das variantes exóticas e mais 60 litros por peixe, caso seja kinguio comum.

Alimentação para Kinguio

São peixes onívoros e podem se alimentar de uma grande variedade de itens, desde pequenos crustáceos até insetos e plantas. Em cativeiro podem se alimentar de rações específicas para as espécies e também rações com bases vegetais como spirulina. Não são muito recomndados para aquários plantados porque também podem se alimentar das plantas.

Devido a seu grande interesse por vegetais, também podem ser oferecidos alface, espinafre, dentre outras verduras. Alguns criadores também recomendam molhar a comida dos peixes antes de colocar no aquário, para que elas afundem, já que o kinguio ao alimentar-se na superfície, muitas vezes engolem grandes quantidades de ar, que podem causar mal estar e distúrbios de nado no peixe.

Um cuidado muito importante que se deve ter quando se fala em kinguio é garantir espaço para seu peixinho. Os kinguios podem atingir 30 cm, então um aquário com 40 litros pode ser suficiente nos primeiros meses, mas um aquário com 190 litros ou mais já poderá ser seu lar para toda a vida. 

Tamanho de Aquário para Kinguio

Mas há uma grande variedade de kinguios, comumente divididos entre os kinguios “padrão” (corpo alongado) e os kinguios “exóticos” (corpo arredondado). Exemplos de kinguios “padrão” são o kinguio Cometa, o Shubunkin, e o Sarasa (sendo os dois últimos geralmente mais coloridos, com combinações de cores vermelhas, brancas, pretas e amarelas).

Nesse sentido, é importante realçar que um Kinguio cometa necessita de pelo menos 250 Litros para conseguir nadar livremente. Além disso, estes peixes produzem muitos resíduos, pelo que é necessária uma filtragem eficiente e manutenção regular para manter a qualidade da água.

crossorigin="anonymous">

Kinguios são peixes fantásticos

Kinguios são peixes fantásticos

Quando se fala do Kinguio, a primeira imagem que vem à mente é a do peixinho dourado, em tons de vermelho e laranja e com o corpo alongado, em formato de carpa (o kinguio comum ou cometa).

São peixes que fazem bastante sujeira no aquário, e um bom filtro será necessário para garantir a qualidade da água. Trocas regulares de água devem ser feitas semanalmente, com a substituição de pelo menos 10% a 15% da água total do aquário.

Mais sobre Peixes de Água Doce

Assim como a carpa, os kinguios tem origem na Ásia, mais especificamente na China a mais de 1000 anos. Os primeiros registros que mencionam a espécie tem origem na dinastia Jin, que existiu por volta do anos 300. Mas é muito provável que a prática de se manter kinguios seja muito mais antiga, já que os registros históricos antes da dinastia Jin são muito incompletos.

Na época, já se criava e reproduziam carpas como alimento na China. No entanto, essas carpas não chamavam muita atenção, nem tinha nenhuma beleza em especial. Era peixes com cores comum e neutras. Porém, de tempos em tempos surgiam mutações, com cores alaranjadas ou amareladas e brilhantes.

O kinguio (Carassius auratus), também conhecido como Peixinho Dourado ou Peixe Japonês, é uma das espécies mais conhecidas do mundo do aquarismo. Pertencente ao mesmo grupo das carpas, ele é um peixe bastante resistente e fácil de cuidar, embora precise de grandes aquários para prosperar.

Outro comportamento típico do Kinguio é ficar mexendo no aquário todo a procura de comida. Ele pode empurrar as decorações, cavar as raízes das plantas, cavar o substrato. Isso não é nenhum problema, a não ser que ele esteja fazendo isso logo após comer, porque pode indicar que você está colocando pouca comida. Também pode ser preocupante se eles estiverem evitando a comida que você oferece. Nesse caso, vale a pena tentar trocar a fonte de alimento que está sendo oferecida.

Aparência do Kinguio

A espécie pode variar muito de aparência, pois existem tamanhos, cores e formatos diferentes para cada tipo de Kinguio. As cores podem ser laranja, branco, variações de cinza ou amarelo, além de alguns terem manchas pelo corpo. Essa é uma das características que deixam um lago com kinguios extremamente atrativo.

Ficha da espécie:

Pacíficos – Não são uma ameaça para outros peixes. Eles são tão pacíficos que não conseguem se defender de peixes agressivos ou que tentem se alimentar de seu muco. Além disso, seus companheiros devem ser grandes o suficiente para não virarem refeição.

Dica do autor: Sempre que for alimentar seus kinguios, principalmente com rações, lembre-se de utilizar uma pinça e mergulhar o alimento dentro da água, ao invés de deixá-lo boiando na superfície. Engolir ar ao mesmo tempo em que come, pode trazer alguns distúrbios digestivos graves para os peixes.

Deixar seu Kinguio feliz não é uma tarefa difícil! Ele gosta de espaço e adora nadar por todo o aquário! Espaço! Nada de colocar seu Kinguio em aquários minúsculos! Como é um peixe que se move mais lentamente, o fluxo de água deve ser fraco e a água deve estar, no máximo, a 24°C. Eles adoram fazer sujeira, o que requer um bom filtro para manutenção da qualidade da água de seu aquário (que deve ter pH entre 6,5 e 8,5 e dureza entre 5 a 12 dH) . Uma alimentação de qualidade garantirá que ele esteja bem nutrido. Ah, e uma curiosidade: você sabia que eles são ótimos decoradores de aquário? Adoram mudar pedras de lugar, mexer no substrato de seu aquário, comer plantas e mover objetos de decoração! Deixe-o redecorar! Talvez você se surpreenda com o resultado!

Condições Ideais para um Aquário de Kinguios

Por volta do ano 1600, o peixe começou a ser exportado para o Japão e a Europa. Desse ponto em diante, o peixe começou a dominar o mundo. E assim, se tornou uma das espécies mais famosas no mundo do aquarismo.

A fêmea coloca seus ovos pegajosos nas plantas e entre 48h e 72h depois, eles eclodem. É muito comum que os kinguios comam seus ovos, por isso é preciso mover os ovos fertilizados para outro aquário o quanto antes!

O Kinguio é recomendado para iniciantes, desde que sejam cumpridos os requisitos básicos de itens e equipamentos para equilíbrio de temperatura, pH e pureza da água. Por serem bastante resistentes, são uma boa opção para aquaristas iniciantes, pois podem tolerar os erros mais comuns cometidos por quem está iniciando no aquarismo.

Últimos artigos

Últimos artigos

Os Kinguios são peixes muito ativos e costumam nadar por todo o aquário. No entanto, são um peixe de nado lento e não gostam de aquários com um fluxo de água muito forte. Além disso, são extremamente pacíficos, ao ponto de não conseguirem se defender de peixes agressivos, ou que tentem se alimentar do muco que cobre seu corpo. Por isso, é importante escolher bem os companheiros dos Kinguios. Na natureza, podem formar cardumes, mas vivem perfeitamente bem sem um cardume em lagos e aquários.

Devido a criação e seleção em cativeiro, os kinguios possuem diversos formatos, cores e tamanhos. A maioria deles podem viver facilmente por até 20 anos, sendo que já houve exemplares que chegaram aos 40 anos de idade.

Como cuidar de um peixe Kinguio?

O pH deve ser moderadamente alcalino, cerca de 7.

Qual peixe vive bem com Kinguio?

Misgurnus anguillicaudatus

Quanto tempo leva pro Peixe Kinguio crescer?

Normalmente os kinguios em aquarios crescem rapidos durante 2 a 3 anos e depois seu crescimento fica bem lento, isso devido as condições de vida proporcionada a ele no aquario.

Que tipo de peixes podem viver com Kinguios?

Finalmente, carpas (Cyprinus carpio) são peixes compatíveis em parâmetros mas que não devem ser criadas em aquários. São peixes de grande porte e, portanto, adequadas para lagos somente.

O que o peixe Kinguio come?

Eles adoram vegetais, como pepino, mostarda, alface, agrião, espinafre, acelga, alga nori, lentilha d'água, salvínia e elodea. Já o brócolis e a couve-flor ofereça cozidos. Como sempre sobram muitos pedacinhos no aquário, é mais aconselhável alimentá-los no dia anterior à troca parcial de água.

Que tipo de peixes pode misturar com o betta?

Mas então quais peixes podem conviver com o peixe betta? O betta macho nunca deve ser mantido com outros bettas, mas ele pode conviver com peixes que não se assemelhem a ele. Por isso, evite peixes com caudas longas, ou com formato e cores similares. Algumas ótimas opções são Neon, Otocinclus e Coridora.

Como saber se o peixe Kinguio está doente?

Presença de substâncias mucosas pelo corpo; Presença de vermes pelo corpo; Olhos embaçados, Olhos saltados....Como saber pela aparência se o peixe está doente

  1. Perda de cor;
  2. Desgaste das barbatanas;
  3. Feridas pelo corpo;
  4. Inchaço;
  5. Olhos saltados,
  6. Ventre retraído.

Como mudar água do aquário Betta?

É muito simples. Basta colocar água da torneira em temperatura ambiente (de 22 a 28 graus Celsius), no aquário do betta (mais conhecido como beteira), deixando espaço para a água que já está no saquinho do betta, e pingar algumas gotas do condicionador de água de torneira de sua preferência.

Como limpar o aquário do peixe?

Siga nosso passo a passo para limpar o seu aquário:

  1. 1 - Verifique o pH da água. As lojas especializadas em aquários vendem kits bem práticos para medir o pH da água. ...
  2. 2 - Trate a água que será colocada no aquário. ...
  3. 3 - Raspe as algas. ...
  4. 4 - Remova a água. ...
  5. 5 - Coloque a água tratada. ...
  6. 6 - Verifique o pH da água novamente.

Pode lavar o aquário com detergente?

Utilize apenas produtos indicados para aquarismo. Conforme explica a Dra. Mariana Pastelli, quando falamos de aquário devemos usar apenas produtos especializados. Por mais que você seja adepto de uma boa faxina, itens como detergente, sabão e desinfetantes são tóxicos para peixes.

crossorigin="anonymous">