O relato de experiência ou relato de caso é um tipo de texto acadêmico que gera muitas dúvidas em que vai produzí-lo pela primeira vez. Pois a ideia de escrever um texto mais pessoal no contexto acadêmico parece bastante estranha (e, em alguns casos, contraditório).
Os relatos de experiência são também caracterizados por serem escritos de forma descritiva e detalhada. Eles descrevem as sensações, emoções e pensamentos do autor, bem como os fatos e eventos que ocorreram durante a experiência. Isso permite que o leitor se sinta como se estivesse vivenciando a situação junto com o autor.
Esse tipo de produção acadêmica funciona como se fosse um relatório, em que você descreve suas atividades e experiências realizadas.
Por fim, um exemplo de relato de experiência é um relato de autoajuda. Esse tipo de relato descreve uma experiência pessoal, como superar um problema ou alcançar um objetivo, e oferece conselhos e estratégias para que outras pessoas possam alcançar o mesmo sucesso. Esses exemplos mostram a variedade de assuntos e finalidades que os relatos de experiência podem abranger.
O objetivo não é só encontrar e corrigir palavras escritas erradas. Mas também conferir a coesão e coerência do texto, bem como a forma como você apresenta suas reflexões e discute o referencial teórico. Ou seja, se os leitores conseguirão entender o que você quis dizer no seu texto sem nenhum problema.
Esses procedimentos adotados nos casos tratados, servem de norteamento para casos futuros e contribuem para o avanço científico, sendo essa a finalidade de descrever a experiência profissional, ajudar pesquisadores do mundo inteiro com seus estudos e no avanço científico.
Você provavelmente já ouviu falar em relato de experiência ou relato de caso, certo? Bom, caso não tenha ouvido falar, esse tipo de trabalho acadêmico é muito utilizado em cursos da área da saúde, mas claro, pode ser utilizado em outras áreas da ciência.
Como já mencionamos, relatar é informar sobre a experiência vivida. Por isso, iniciar um relato nada mais é do que descrever com detalhes as ações vividas por você ao longo de um período máximo de tempo. São os tipos:
Atualmente, com a pandemia causada pelo Covid-19, em que se trata de um vírus novo, vários profissionais da saúde não sabiam como lidar com o tratamento do vírus. Assim, o relato de experiência produzido por diversos profissionais ajudou a criar um protocolo de atendimento posteriormente.
Outro exemplo é o relato de projeto. Esse tipo de relato descreve o processo de execução de um projeto, incluindo os desafios enfrentados, as soluções encontradas e os resultados alcançados. Ele pode ser usado como uma ferramenta para ensinar outras pessoas a lidar com desafios similares em suas próprias empreitadas.
Relato de experiência é um tipo de texto acadêmico onde o autor descreve e reflete sobre uma experiência ou vivência profissional, seja ela exitosa ou não. O objetivo é que esse relato possa contribuir à discussão, troca ou proposição de ideias na sua área de atuação.
Outra característica importante dos relatos de experiência é que eles são escritos com um objetivo claro em mente. Eles têm o propósito de ensinar ou informar o público sobre uma determinada situação ou assunto. Por isso, os relatos de experiência são estruturados com uma introdução, desenvolvimento e conclusão.
Resumo (ou abstract): consiste em uma síntese do que será abordado dentro do artigo, ou do relato de caso. Atenção, porque algumas universidades exigem que também seja traduzido para o inglês.
Agora que você sabe o que é e qual a estrutura de um relato de experiência, é hora de começar a planejar e a escrever o seu. Abaixo, te ajudamos no passo a passo dessa tarefa.
Siga nossas orientações para escrever seu texto, e se preciso, leia alguns relatos prontos de sua área, assim, fica mais fácil de entender a estrutura. Para isso, trouxe alguns exemplos para você se basear, veja abaixo:
Na StudyBay temos profissionais especialistas em artigo, relato de experiência, monografia e qualquer outro tipo de TCC. Entre em contato conosco e solicite o seu orçamento personalizado.
Apesar de não ser uma das produções científicas mais utilizadas, ela tem sua importância para a comunidade acadêmica, principalmente com relação a algumas descobertas na área da saúde.
Seja bem vindo ao maior portal sobre as Normas ABNT para trabalhos acadêmicos do Brasil. Aqui você encontra toda formatação necessária para seu trabalho e ainda pode baixar um Ebook completo.
Por último, nunca deixe de revisar o seu texto. Isso vale para todos os tipos de trabalhos acadêmicos (e não acadêmicos que você fizer). Após colocar o último ponto final, dê um tempo e volte para o início. Leia o texto inteiro, inclusive as partes complementares.
À primeira vista, o relato de experiência pode parecer uma simples descrição, realizada após a observação de um grupo, só que não é exatamente isso. A descrição é uma parte importante do relato de experiência, mas o texto não acaba por aí. Além da descrição, o texto deve estabelecer reflexões embasadas na experiência relatada e em um aparato teórico. Isto é, na literatura acadêmica já existente e consolidada sobre o tema tratado. Portanto, o relato de experiência é um texto de caráter narrativo, descritivo e reflexivo.
Trata-se de um texto em que você possa analisar tópicos que considere significativos na sua evolução como discente. Nele você aponta os aspectos positivos e dificuldades identificadas no decorrer de suas atividades.
Sim, até mesmo no relato de experiência a ABNT mostra suas caras. Isso porque, ao decorrer do trabalho você deverá explicar com base na literatura porque decidiu tomar aquela decisão, assim traga outros autores para o texto. Exemplo, o médico com o intuito de justificar porque prescreveu Paracetamol a um paciente que apresentava quadro febril.
O roteiro instrucional elaborado está constituído de: (1) questões norteadoras; (2) identificação (do local ou pessoa em estudo); (3) resumo dos problemas ou alterações identificados; (4) fundamentação teórica; (5) alternativas ou propostas; (6) ações implementadas ou recomendas e (7) discussão.
O relato de experiência é composto normalmente pelos seguintes tópicos: introdução, objetivos, metodologias, descrição do contexto e procedimentos, resultados observados e considerações finais. Essa não é uma estrutura padrão ou obrigatória, mas é a forma mais simples e fácil de estruturar o seu relato de experiência.
O ônibus chegou ontem. A palavra ontem acrescentou ao verbo chegou uma circunstância de tempo: ontem é um advérbio. ... Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.
O advérbio é uma das 10 classes de palavras da Língua Portuguesa. De modo geral esse grupo se refere às palavras que modificam o verbo, ao acrescentar uma circunstância a ele. Mas o advérbio também pode estar relacionado a adjetivos e outros advérbios também.
Onde e como são advérbios relativos já que introduzem uma oração subordinada relativa e ao mesmo tempo permitem identificar uma relação estabelecida com o nome antecedente: — no primeiro exemplo, casa → Adrian Mole vive nessa casa. — no segundo exemplo, maneira → A rapariga tratou-o dessa maneira.