A própolis brasileira tem uma composição química bastante distinta das outras própolis, sendo considerada a melhor própolis do mundo. Isto está vinculado à sua origem botânica e à espécie de abelha que a produz. A própolis marrom é a mais popular e tem origem em uma grande diversidade de plantas.
O própolis é um produto elaborado pelas abelhas a partir de substâncias resinosas coletadas em brotos, flores, folhas e cascas de plantas. A estas substâncias, as abelhas adicionam secreções salivares, cera e pólen para obter esse hormônio natural.
Como usar o própolis Essa solução pode ser usada várias vezes por dia, conforme a necessidade. No caso de tosse irritativa ou com catarro, gripe, sinusite e amigdalite, coloque três a quatro gotas do extrato de própolis em algum chá. Tome várias vezes por dia, sempre que necessário.
Outro fator que contribui para que o extrato de própolis auxilie no tratamento da gastrite é sua ação antibactericida. A inibição de crescimento de Helicobacter pylori, bactéria causadora da gastrite, foi observada por alguns estudiosos como Ohsugi et al.
Os tratamentos atuais baseiam-se na redução do conteúdo ácido gástrico, sem objetivar diretamente a cicatrização e/ou a inflamação no local da lesão. A Baccharis dracunculifolia e a própolis verde compartilham componentes fitoquímicos e são popularmente utilizadas no tratamento de úlceras gástricas.
ATENÇÃO: Para gestantes ou quem tem gastrite, azia, problemas gastrointestinais, preferir o própolis sem álcool e sob recomendação nutricional.
Contra-indicações Mesmo com tantos benefícios a própolis deve ser usada com cautela: "devemos lembrar que a própolis não é um remédio milagroso para todos os males e, em função de suas propriedades, deve ser utilizada com cautela e só quando necessário", explica.
As bactérias sobreviventes a ele criam novas espécies resistentes, tornando o remédio ineficaz. A complexidade química da composição da própolis impede, de fato, a criação de bactérias resistentes à sua ação – são vários agentes e compostos, de várias origens, que atacam um mesmo causador da doença.
A princípio não existe contra indicação ao consumo de própolis por diabéticos! O que devemos ter atenção é se o xarope contém açúcar pois assim ele pode alterar os níveis de glicose. Caso isso ocorra um profissional endocrinologista deve manejar a terapêutica afim de evitar o descontrole da glicose no sangue!
Bicarbonato + Própolis: Fazer uma solução com 1 colher de bicarbonato de sódio, 10 gotas de extrato de própolis e 100ml água. Injetar com uma seringa (sem agulha) no canal vaginal 2x ao dia durante 3 dias.
Além disso, os processados têm substâncias inflamatórias, como o sódio, e açúcares (como a dextrose), que pioram os quadros de candidíase. Aqui estamos falando de alimentos como mortadela, peito de peru, salsicha, linguiça, bacon e presunto. É preciso suspender o consumo deles enquanto a candidíase não estiver curada.
Além de uma alimentação saudável e equilibrada, pobre em carboidratos refinados e açúcar, podemos focar em alimentos antifúngicos como o gengibre, o alho, o óleo de coco, orégano, semente de abóbora, própolis e também trabalhar em conjunto com probióticos e outros manipulados.
Retire da alimentação o leite e seus derivados, açúcar (qualquer tipo, inclusive mel), pão (até o integral), bolos, refrigerantes, doces, macarrão, arroz branco, glúten (é uma proteína mal digerida que funciona como um alimento para a Candida), cogumelos (exceto o shitake) e outros alimentos fermentados como vinagre, ...
A candidíase tem cura. O tratamento consiste no uso de medicamentos e pomadas antifúngicas, como o Fluconazol....Como tratar candidíase?
Geralmente, a candidíase torna-se crônica quando a sua causa não é eliminada, sendo uma situação comum nos casos de enfraquecimento do sistema imune.
A candidíase pode aparecer independente de relações sexuais. Investigar o que pode estar colaborando para esse desequilíbrio de sua flora vaginal, para que se possa fazer uma orientação adequada a fim de evitar a recorrência. Converse com o seu Ginecologista!