Remédio para unha inflamada Alguns exemplos de pomadas com antibióticos na composição são a Nebacetin, Nebacimed ou o Verutex, por exemplo. Além disso, em alguns casos, o médico também pode recomendar a utilização de cremes ou pomadas com corticoide, que é um anti-inflamatório que ajuda a reduzir o inchaço.
Os anti-inflamatórios não esteroides são uma classe de medicamentos prescritos para controlar a dor, a febre e a inflamação. Também fazem parte dessa classe drogas como o ácido acetilsalicílico, o ibuprofeno e o naproxeno.
Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) encontram-se entre os medicamentos mais prescritos em todo o mundo. Essa classe heterogênea de fármacos inclui a aspirina e vários outros agentes inibidores da ciclo-oxigenase (COX), seletivos ou não.
O que fazer com a unha encravada?
Os medicamentos comumente indicados para o tratamento de unha encravada são:
Na maioria dos casos não é necessário usar antibióticos, mas se a lesão estiver piorando progressivamente, eles podem ser indicados para impedir a disseminação da bactéria para tecidos mais profundos. Os antibióticos mais usados são a cefalexina, amoxicilina + clavulanato ou clindamicina.
Água quente e sal também podem ajudar a reduzir a inflamação. O granuloma piogênico é uma complicação da unha encravada e é popularmente conhecido como “carne esponjosa”. Além de provocar dor, essa lesão sangra facilmente.
Mas, se você está sem grana e a inflamação é leve, uma boa opção é recorrer aos remédios caseiros primeiro: "Há algumas práticas em casa mesmo que ajudam a lidar com o desconforto causado pela unha inflamada como, por exemplo, compressa de água quente feita com sal e vinagre de maçã, além de uma higiene adequada".
UNHA ENCRAVADA: DICAS PARA LIDAR COM ISSO EM CASA
Existe algum remédio que posso aplicar em caso de dor e inflamação devido à unha encravada? “Sim, pomada de mentol, cânfora e óleo de eucalipto, muito comuns no Vick Vaporub, pois alivia a dor e ajuda contra a inflamação”, orienta Cleide.
Nessa hora, é preciso paciência: o melhor a se fazer é ir cortando a unha machucada à medida que ela cresce. O hematoma vai ser absorvido pelo corpo e sumir aos poucos. Dica: Para evitar que as pontinhas dos dedos fiquem roxas outra vez, use sempre meias e sapatos bem ajustados, para reduzir a pressão sobre os pés.
Olá! Com certeza aconselho a procurar um dermatologista, pois pode ser proveniente de disfunções do organismo, é necessário solicitar exames. Unhas descolando pode ser por causas diversas como trauma por sapatos apertados, infecção fungica, psoriase, líquen plano, falta de nutrientes e vitaminas.
O descolamento das unhas dos pés (chamado de onicólise) e a mudança na coloração são devidos a vários fatores, sendo a micose de unha a causa mais comum. Esta é uma infecção causada por fungos adquiridos pelo contato com o solo, animais, outras pessoas ou objetos contaminados como tesouras, lixas de unhas e alicates.
O que pode ser? Olá! A onicólise ou descolamento das unhas pode acontecer por diversos fatores. Os mais comuns são a onicomicose (presença de fungos nas unhas) e a onicólise traumática (provocada por atividades manuais ou pelo hábito de limpar a parte inferior da unha, por exemplo).
Onicólise refere-se ao descolamento da unha do leito da unha a partir da ponta (distal) ou dos lados. Diz-se ocorrer especialmente no dedo anelar, mas pode ocorrer em qualquer uma das unhas. A causa mais comum de onicólise é a psoríase.
Evite pintar as unhas logo após elas se descolarem, o uso do esmalte em excesso e a unha postiça podem deixar a unha ainda mais frágil. Já a base esmalte pode ser usada, pois pode ter um efeito fixador e protetor. Uma boa dica é sempre manter as unhas curtas e limpas.
Mas muitas manicures utilizam água morna, antes de colocar as unhas de gel, para amolecer a cutícula, o problema é que as unhas acabam retendo água e após a aplicação se expandem, isso pode fazer com que o gel não dure tanto, o ideal é utilizar óleo para cutícula.
Isso pode estimular o surgimento de infecções, causadas por bactérias ou fungos, que são as micoses. Além disso, a cola usada na fixação ou a utilização de acetona em maior quantidade pode provocar alergias e inflamações, principalmente nas pessoas que têm pele sensível ou unhas fracas”, informa.
Use luvas para proteger as mãos ou recorra à "esponja salva-unhas" Uma maneira bem simples de evitar o estrago das unhas é optar pelo uso de luvas na hora de lavar a louça ou nos demais afazeres que envolvam o contato com produtos químicos.
5 dicas para sua unha de gel durar mais