crossorigin="anonymous">
Faça um adubo orgânico para caju utilizando esterco bovino (em quantidade moderada para não salinizar o solo) ou compostos orgânicos. Você também pode fazer adubação verde com feijão de porco, feijão guandu e calopogônio.
A colheita é realizada de agosto a janeiro. O cajueiro é uma árvore originária do Brasil, nativo da região litorânea.
O plantio da muda enxertada de cajueiro anão precoce deve ser feito sempre na época chuvosa. Na época chuvosa o terreno tem água suficiente para alimentar as plantas de cajueiro. Se o plantio for irrigado, pode ser feito em qualquer época do ano.
A castanha de caju pode ser consumida em pequenas porções, cerca de 30 gramas por dia, e, de preferência, sem sal. Esse fruto seco pode ser incluído nos lanches juntos com outros alimentos como frutas e iogurtes, além de também poder ser acrescentado em saladas e receitas como bolachas, biscoitos e pães.
Riscos de comer castanha de caju em excesso Aumento do peso: quem pretende emagrecer ou até mesmo manter a forma, é bom tomar cuidado com a quantidade de castanhas ingeridas. Como o alimento é rico em gorduras (ainda que as boas), ele é também calórico e pode causar aumento de peso indesejado.
A ingestão máxima tolerável, que não traz efeitos adversos para o organismo, é de 400 microgramas por dia. Então, se for consumir a castanha-do-pará do Sudeste, em geral, pode comer até duas por dia. Se ela for da região Norte, talvez seja melhor comer uma ou duas unidades por semana.
Além disso, essa ação antioxidante previne doenças cerebrais degenerativas como parkinson, além de auxiliar na prevenção de derrames cerebrais. Entretanto, vale a moderação, pois 100 g de castanhas do Pará fornecem 656 calorias. O ideal, sugere a nutricionista, é consumir de 1 a 2 castanhas por dia.
O jeito certo de consumir Para garantir os ganhos à saúde, o conselho é que o consumo de amêndoas seja parecido com o dos estudos, ou seja, 40 gramas – o que dá ao redor de 35 unidades diárias. “Mas o ideal é consumir aos poucos ao longo do dia”, recomenda Ligia.
Segundo a pirâmide alimentar recomendada à população brasileira, podemos comer até aproximadamente 30 g de oleaginosas por dia.
Recomendação: três castanhas por dia. Nozes: Possuem gorduras poli-insaturadas que ajudam a diminuir os níveis do colesterol LDL, aumentar o HDL e manter as triglicérides baixas. Seus principais nutrientes são: Ômega-3 e 9, vitaminas C e E, zinco e potássio.