Qual O Conceito De Pacientes Com Necessidades Especiais?
crossorigin="anonymous">
Qual o conceito de pacientes com necessidades especiais? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Qual o conceito de pacientes com necessidades especiais?
Dentre eles, podem-se citar os pacientes portadores de necessidades especiais (PNE). São pessoas que precisam de um cuidado diferenciado por apresentarem algum tipo de desvio da normalidade de ordem física, mental, sensorial, comportamental e/ou de crescimento.
Como deve ser o atendimento odontológico a pacientes com deficiência mental?
O atendimento ambulatorial deve ser sempre realizado em conjunto com a família e por profissional capacitado, normalmente com especialização em pacientes com necessidades especiais. O apoio da família é muito importante na conscientização da importância da boa saúde bucal para esses pacientes.
Quais são os pacientes com necessidades especiais?
Pacientes com necessidades especiais podem ser classificados como pessoas que tenham:
Deficiência mental;
Deficiência física;
Anomalias congênitas (deformações, síndromes);
Distúrbios comportamentais (autismo);
Transtornos psiquiátricos;
Distúrbios sensoriais e de comunicação;
Quais as áreas de atuação da odontologia para pacientes com necessidades especiais?
deficiências sensoriais e de audiocomunicação. doenças sistêmicas crônicas (hemopatias, aids, cardiopatias, nefropatias, pneumopatias, transtornos convulsivos, neoplasias etc.) doenças endocrinometabólicas (distúrbios no funcionamento das glândulas hipófise, tireóide, paratireóide, suprarrenal, hipofunção do pâncreas)
Como podemos classificar direitos iguais aos portadores de necessidades especiais?
Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. “A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.”
Quais as orientações que devem ser passadas aos responsáveis em relação à saúde bucal dos pacientes portadores de necessidades especiais?
Atenção especial deve ser dada à manutenção da saúde periodontal, promovendo técnicas eficazes de higiene bucal (GRIFFITHS et al., 2000). Deve-se também reforçar as orientações sobre o controle dietético, principalmente de açúcares, no que se refere à prevenção de lesões de cárie dentária.
Como podemos classificar pacientes com necessidades especiais?
Os PPNE, de acordo com o diagnóstico, são classificados segundo as seguintes categorias: deficiência mental, deficiência física, anomalias congênitas, distúrbios comportamentais, transtornos psiquiátricos, distúrbios sensoriais e de comunicação, doenças sistêmicas crônicas, doenças infectocontagiosas e condições.
Quando se deve indicar a anestesia geral em um paciente com necessidades especiais?
Indicações: -Condições gerais: Pacientes com severo comprometimento físico, distúrbio neuromotor, distúrbio neuropsicomotor, deficiência mental severa, pacientes portadores de cardiopatia congênita grave, enfermidade renal severa e discrasias sangüíneas com eventual risco de vida.
Como podemos classificar direitos iguais aos portadores de Necessidades Especiais?
Toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. “A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.”
O que significa atendimento odontológico?
Entende-se por urgência odontológica, o atendimento cujas medidas imediatas visam aliviar os sintomas dolorosos, infecciosos ou estéticos da cavidade bucal 8.
Qual o termo correto para portadores de deficiência?
PCD (Pessoa com deficiência): Segundo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, esta é a forma correta de se denominar aqueles que possuem qualquer tipo de deficiência, na medida em que não impõe qualquer tipo de discriminação, preconceitos ou barreiras denominativas, que transmitam uma ...
Qual o termo correto para pessoas com deficiência?
Qual o termo correto: portador de deficiência, pessoa com deficiência ou portador de necessidades especiais? O termo usado atualmente é “pessoa com deficiência”. As pessoas não portam uma deficiência porque não é algo que possa ser portado ou carregado ocasionalmente, como um documento de identidade ou um guarda-chuva.
Que forma a saúde bucal na atenção primária à saúde pode promover prevenção e diminuição da morbimortalidade das doenças cardiovasculares?
A prevenção desses e outros problemas pode ser feita através de uma boa escovação, do uso do fio dental e também com o auxílio do enxaguante bucal – que, além de deixar um bom hálito, ajuda na retirada de sujeiras que podem permanecer mesmo após a escovação.
Quais características deve ter o profissional odontólogo que se dedica ao atendimento de pacientes especiais?
Como conclusão, foi possível constatar que, antes de iniciar o atendimento odontológico a essa população, é essencial ter uma visão ampla e completa do paciente especial, reconhecer a etiologia das deficiências e proporcionar, além de níveis elevados de saúde bucal, dignidade e melhor qualidade de vida.
Qual o termo correto para quem tem deficiência?
Tendo isso em mente, o termo mais adequado e amplamente aceito hoje é Pessoa com Deficiência, que foi oficializado pela Lei Brasileira de Inclusão em 2015.
Quais as contraindicações da anestesia geral?
Contra-indicações: A anestesia geral está contra-indicada no paciente que no dia da intervenção apresentar resfriado, febre, infecção das vias respiratórias (bronquite, crise asmática) ou insuficiência cardíaca descompensada.
O que se espera de um dentista?
O dentista precisa compreender o paciente como coparticipante no processo de promoção da saúde bucal. O cliente, por sua vez, gosta de ser parte e de entender os procedimentos em detalhes, a partir de uma perspectiva que envolve lealdade e sinceridade.
Como funciona o Centro de Especialidades Odontologicas?
Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) são estabelecimentos de saúde que prestam serviços aos usuários do SUS que necessitam de serviços especializados odontológicos, por encaminhamento da Unidade Básica de Saúde.
Como falar pessoa com deficiência?
Em uma Convenção das Nações Unidas, ficou definido que o termo correto para deficientes é Pessoa com Deficiência- PcD. A decisão foi pautada em afastar termos pejorativos que possam ser utilizados para inferiorizar a pessoa com deficiência.