a) degradação dos ideais liberais e democráticos, agitações políticas de esquerda - como o movimento espartaquista -, crise econômica e desemprego.
Um exemplo do impacto financeiro deixado a longo prazo pelo Tratado de Versalhes pode ser observado no fato de que, apenas em 2010, 92 anos desde o fim da I Guerra, o governo alemão terminou de pagar as dívidas por reparação do conflito instituídas no pacto.
No entanto, apesar de ser uma peça fundamental envolvida no Tratado, a Alemanha (perdedora da Guerra) teve pouco espaço durante as negociações – sendo esse um ponto importante das discussões sequentes à criação do acordo.
Além de negociar o Tratado de Versalhes, a Conferência de Paz de Paris estabeleceu a Liga das Nações , uma organização internacional de manutenção da paz encarregada de resolver disputas internacionais sem recorrer à força militar.
É importante destacar aqui que o Tratado de Versalhes não foi o único acordo pactuado ao fim da I Grande Guerra. Cada país perdedor fez um tipo de acordo específico com os países vencedores, e o Tratado de Versalhes está vinculado diretamente às decisões ligadas à Alemanha.
Um dos termos mais controversos do tratado foi a cláusula de “Culpa de Guerra“. Ela culpava explícita e diretamente a Alemanha pelo início das hostilidades. O tratado forçou a Alemanha a se desarmar, fazer concessões territoriais e a pagar reparações às potências aliadas no assombroso valor de US$ 5 bilhões.
Uma controversa cláusula culpou a Alemanha pela Primeira Guerra Mundial e impôs pesadas dívidas e sanções ao país. O Tratado de Versalhes foi um dos principais fatores que contribuíram para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Esse sentimento de humilhação e injustiça por parte dos alemães, atrelado ao momento de crise econômica e política no pós-guerra, foi uma peça fundamental na criação do revanchismo levado até a II Guerra Mundial. Tal sensação de derrota pôde ser, então, utilizado por Hitler e pelo Partido Nazista para mobilizar a população do país.
A reconfiguração territorial dos países da Europa e da África, bem como o fim do Império Otomano e do Império Austro-Húngaro, culminando na iminência dos regimes republicanos, podem ser citados como algumas outras consequências do Tratado de Versalhes. No entanto, a maior das consequências foi a Segunda Guerra Mundial, que aconteceria vinte anos depois, entre os anos de 1939 e 1945, em decorrência do revanchismo alemão instituído pelo ditador alemão Adolf Hitler.
Para a criação do Tratado foi instituída inicialmente a Conferência de Paz de Paris, que contou com delegados de dezenas de países, a exemplo do Brasil. No entanto, apesar do grande número de Estados participantes, a conferência teria sido dominada pelas pautas dos líderes do Reino Unido, da França e dos Estados Unidos – que juntos com a Itália formaram o que ficou conhecido como os Quatro Grandes.
Leia também: Consequências da Primeira Guerra Mundial
O vídeo explica como se deu a Primeira Guerra Mundial, em linguagem de fácil compreensão e com riquezas de informações, apresentando o Tratado de Versalhes e seu envolvimento com a Guerra.
b) enfraquecimento dos sentimentos nacionais, militarização do Estado Alemão, recuperação econômica e incorporação de Gdansk.
Apesar de complexo e cheio de detalhes, o Tratado de Versalhes é um assunto que não pode ficar de fora quando citamos o Período Entre-Guerras, e que não pode ser esquecido quando pensamos no processo de reconstrução da Alemanha após os períodos de conflito global.
Quando Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha em 1934, seu governo começou a violar muitos dos termos do Tratado de Versalhes. Hitler não só anunciou uma moratória sobre todos os pagamentos de dívidas como começou a construir as forças armadas alemãs.
A Alemanha ficou obrigada a pagar indenizações elevadíssimas, deixando a economia alemã, que já estava fragilizada, em uma grande crise econômica. A França e a Inglaterra exigiram do país uma indenização que superava os 200 bilhões de marcos alemães.
Embora o presidente Wilson estivesse fortemente envolvido na negociação do tratado, o que refletia sua visão para o mundo do pós-guerra, os isolacionistas no Congresso dos EUA provaram ser um grande obstáculo para a ratificação.
No entanto, não podemos esquecer que, devido ao grande número de imposições feitas à Alemanha, certos historiadores se referem ao Tratado como “a paz dos vencedores”. Como destacado pelo Jornal da USP, alguns alemães se referiam ao acordo como “Ditado de Versalhes”, ao passo que não teria havido nenhuma possibilidade de o país germânico negociar as condições para a paz definitiva e duradoura, o que acabou por gerar um sentimento de derrota e de humilhação na população alemã.
Tem mais depois da publicidade ;) O Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919 e ficou conhecido por ser o principal dos tratados de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Esse documento foi subscrito pelas potências que formavam a Tríplice Entente e pela Alemanha.
As nações aliadas que saíram vitoriosas durante a Segunda Guerra Mundial impuseram, conforme o Tratado de Versalhes (1919), duras imposições aos países derrotados, ou seja, decidiram a partir de seus próprios interesses os rumos que a política mundial iria seguir.
História Geral. A Conferência de Teerã e a Conferência de Potsdam foram alguns dos acordos realizados tendo em vista o fim da Segunda Guerra. Após a rendição do Japão, ocorrida em 2 de setembro de 1945, os Aliados mobilizaram forças para a realização dos acordos políticos que dariam fim à Segunda Guerra Mundial.
Primeiramente, em 1918, tem os 14 pontos do presidente Wilson. Em 1919 ocorre a Conferência de Paris, é imposto o Tratado de Versalhes à Alemanha e é realizado o Tratado de Neuilly com a Bulgária. ... Em 1923 tem acontece Tratado de Lausanne novamente com a Turquia. Durante a guerra foram feitas diversas tentativas de paz.
As nações aliadas que saíram vitoriosas durante a Segunda Guerra Mundial impuseram, conforme o Tratado de Versalhes (1919), duras imposições aos países derrotados, ou seja, decidiram a partir de seus próprios interesses os rumos que a política mundial iria seguir.
Além de ser uma das guerras mais conhecidas, a Segunda Guerra Mundial foi a mais cara de toda a história, com um custo estimado de US$ 4,1 trilhões. O conflito, que começou com a Alemanha bombardeando a Polônia em 1939, se espalhou e dizimou grande parte da Europa.
No mês de julho de 1945, as duas potências mundiais, EUA e a União Soviética, dividiram o mundo em zonas de influência, na Conferência de Potsdam (Berlim), deliberaram sobre o destino da Alemanha e de outras nações europeias e do Japão.
A Segunda Guerra teve fim oficialmente em 2 de setembro de 1945, quando os japoneses assinaram um documento que reconhecia sua rendição incondicional aos americanos (os nazistas renderam-se aos Aliados em maio de 1945).
A Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, deixou milhares de mortos, incontáveis feridos e redefiniu o equilíbrio de poder mundial. As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU.
As causas que contribuíram para o início da Segunda Guerra Mundial foram muitas. Podemos destacar a Grande Depressão, o descontentamento com o Tratado de Versalhes, as ideologias fascista e nazista, e finalmente, o expansionismo japonês.
Resposta: Países componentes do eixo são: Alemanha, Itália e Japão, e os países Aliados são: França, Inglaterra, EUA e, posteriormente, URSS.
De um lado, estavam os países que ficaram conhecidos como potências do Eixo; do outro, os que formaram o bloco dos Aliados. Alemanha, Itália e Japão eram as grandes potências do Eixo. Os principais Aliados eram os Estados Unidos, a União Soviética, o Reino Unido (Grã-Bretanha) e a França.