Para garantir mais de 900 pontos na redação do ENEM é preciso buscar escrever o texto perfeito. Por isso, é fundamental pensar no esqueleto da redação. Mas você sabe o que isso significa ou como fazer o esqueleto que funciona?
Para te deixar mais seguro e menos ansioso para o dia da prova, aprender a estruturar o esqueleto da redação nota 1000 é importante, porque assim você planejará suas ideias em menos tempo e evitará cometer erros gramaticais.
A conclusão é um dos pontos que mais geram dúvida nos vestibulandos e o lugar em que eles mais perdem pontos. Nesse parágrafo você deve voltar a enfatizar a necessidade de resolver o problema levantado na introdução. Dessa maneira, você vai preparar o terreno para a sugestão da proposta.
Depois disso, é necessário se posicionar com relação ao assunto, ou seja, apresentar sua tese. Isso vai ser importante para te ajudar a ter coerência nas ideias escolhidas. Por fim, cite brevemente os argumentos, pois isso evidencia que você tem projeto de texto, isto é, esquematizou sua redação antes de começar a escrever.
Depois de registrar todas as ideias e selecionar as que melhor se relacionam com o assunto, é hora de peneirar, isto é, escolher o que levar para a redação ou não. Algumas pessoas, ao verem o tema da redação, lembram de muitas ideias e querem levar todas elas para o texto para mostrar pro corretor que domina o assunto.
Você pode aprofundar seus conhecimentos nesse assunto clicando aqui.
Feito isso, agora é só pensar em repertórios que se encaixem nesses argumentos e não esquecer de o analisar criticamente com os tópicos frasais.
O esqueleto da redação é a organização das ideias e a divisão delas em tópicos. Na prática ela consiste numa esquematização de todas as informações que o aluno tem sobre o assunto e a análise da relevância delas para o tema.
A primeira coisa que você deve fazer é ler atentamente a frase tema e os textos de apoio. Em seguida, se pergunte qual é o problema por trás dessa frase. Isso evitará que você tangencie o tema e tenha sua nota reduzida drasticamente.
Para isso esquematizar sua redação, pense: por que esse tema é um problema? As respostas geradas a partir dessa questão serão seus argumentos e você deve escolher os melhores para levar pro seu texto. Agora resuma essas duas respostas em duas frases (uma para cada ideia), que será seu tópico frasal. Ele te ajudará a limitar seu assunto para que você não perca sua linha de raciocínio.
Essa é a parte mais importante do seu texto. Nela você irá construir a argumentação para fortalecer a defesa da tese.
Refletir sobre suas ideias te ajudará a evitar rasuras no seu texto e, principalmente, otimizar seu tempo de escrita. Entenda de uma vez por todas o que é e como fazer o esqueleto da redação e no final você ainda encontrará dicas para te ajudar a organizar seu texto! Vamos começar?
O primeiro passo para escrever um texto de qualidade é fazer um esqueleto para produção de redação. Essa tarefa requer uma estruturação adequada do conteúdo, seguindo a reflexão de ideias e otimização do tempo de escrita.
Saber como fazer um esqueleto para produção de redação é o primeiro passo para escrever um texto de qualidade e com agilidade. Nos concursos, vestibulares e processos seletivos, esta é uma prática fundamental para garantia de uma boa nota e da sonhada aprovação.
Essa tarefa não é simples e requer prática do vestibulando. Quem nunca teve uma ideia ótima de argumento para colocar na redação, mas só se lembrou dela depois de já ter começado a escrever?
Esse tipo de atitude pode ser muito prejudicial, uma vez que você tem um espaço reduzido de no máximo 30 linhas para defender sua tese, argumentar e sugerir proposta para resolver o problema.