EQST

Qual Das Opçes Abaixo Define Uma Rea Classificada?

Qual das opções abaixo define uma área classificada?

Mas, antes, é preciso saber o que significa área classificada? É o local no qual uma atmosfera explosiva está ou pode estar presente, quantidade tal que requeira precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos apropriados.

Como classificar área explosiva?

Entenda o que é a classificação de área explosiva

  1. zona 0 — lugar de formação contínua ou prolongada de mistura explosiva;
  2. zona 1 — ambiente de formação de mistura explosiva com probabilidade de explosão em condições normais de uso de equipamentos;
  3. zona 2 — área com pouca probabilidade de formação de mistura explosiva.

Quais equipamentos devem ser utilizados em áreas classificadas?

Então, em ambientes industriais considerados Áreas Classificadas, exige-se o uso de equipamentos certificados para trabalharem nesses locais. Essa certificação assegura que uma possível faísca gerada dentro do equipamento, não causará uma explosão.

Qual a norma utilizada no Brasil para área classificada?

A ABNT NBR IEC 60079-0 de 2013 define área classificada como: “Área na qual uma atmosfera explosiva está presente, ou pode estar presente, em quantidade tal que requeira precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos”.

Qual o equipamento utilizado na Zona 0?

É comum exemplificar a ZONA 0 a parte interna de um tanque de armazenamento de liquido inflamável, onde na parte superior do liquido existe altíssima probabilidade de formação de mistura inflamável. Geralmente essa condição é obtida com tanque de tetos fixos, que formam essa “câmara de mistura inflamável”.

Qual é o equipamento utilizado na Zona 0?

Embora os tipos de proteção já descritos possibilitem o uso de instrumentos elétricos (sensores) nas zonas 0, 1 e 2, os instrumentos elétricos com proteção tipo Ex nA “equipamento que não produz faíscas” são adequados apenas para uso em zona 2.

O que é zona 0?

Zona 0: área onde a formação de mistura explosiva é existente por longos períodos ou é contínua. Zona 1: área onde a formação de mistura explosiva pode acontecer de maneira esporádica, em condições normais de operação e realização de atividades.

Qual portaria do Inmetro determina a certificação compulsória para equipamentos usados em área classificada?

A COMPULSORIEDADE DA CERTIFICAÇÃO A Portaria INMETRO N° 83/2006 obriga à utilização de equipamentos e materiais elétricos certificados quando estes forem instalados em áreas classificadas, seja pela presença de gases, vapores, poeiras ou fibras.

O que são equipamentos à prova de explosão?

Equipamentos à prova de explosão são aqueles nos quais as partes internas centelhantes, que podem causar a ignição de uma atmosfera explosiva de gases inflamáveis, são confinadas no interior de um invólucro, que é capaz de suportar a pressão desenvolvida durante uma explosão interna de uma mistura explosiva e que ...

Qual é o órgão no Brasil responsável pela certificação dos equipamentos ex?

No Brasil, a certificação Ex, assim como nos demais países, é voluntária. A chancela IECEx tende a promover um custo maior da certificação Ex, tendo em vista a remessa de royalties das entidades brasileiras.

O que é área classificada NR 20?

De acordo com o glossário da NR-20 (e também resumidamente citado na NR-10), áreas classificadas são áreas (locais, espaços, compartimentos e afins) nos quais uma atmosfera explosiva está presente ou na qual é provável sua ocorrência a ponto de exigir precauções especiais para construção, instalação e utilização de ...

O que é um equipamento ex?

Os equipamentos que possuem a especificação Ex são os de segmentos elétricos, como motores, tomadas, luminárias, entre outros. Há também equipamentos Ex de automação, telecomunicações e instrumentação.

Como saber se um produto é inflamável?

A principal referência para caracterizar um líquido como inflamável e combustível é o ponto de fulgor (PF). Segundo a NR-20 eles são definidos desta forma: Líquido Inflamável: Todo produto que possua ponto de fulgor inferior a 70ºC e pressão de vapor absoluta que não exceda a 2,8 kgf/cm2, a 37,7ºC.