crossorigin="anonymous">
A governança corporativa tem como marco inicial o trabalho de Berle e Means (1932). ... Ademais, a eficiência com a qual a administração financeira da instituição é executada está relacionada com qualidade da governança adotada pela mesma (WILLIANSON, 1983, 1984, 1988).
No ano de 1999 o já IBGC (Instituo Brasileiro de Governança Corporativa) publicou o primeiro Código Brasileiro das Melhores Práticas de Governança Corporativa, lastreando as discussões de governança corporativa em torno desta publicação.
Destacando-se dois: O Relatório de Cadbury em 1992 (considerado o primeiro desta natureza) e; O Código de Governança Corporativa da General Motors (GM) nos Estados Unidos (primeiro código elaborado por uma empresa)
Histórico da governança corporativa Em 1992, surgiu na Inglaterra o Relatório Cadbury, considerado o primeiro código de boas práticas de Governança Corporativa. No mesmo ano, a General Motors, nos Estados Unidos, anunciou a criação do primeiro código de Governança Corporativa por uma empresa.
Para refletir essa evolução, em 1999 a nomenclatura mudou para Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Também em 1999, o IBGC lançou a primeira edição do Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa.
O conselho de administração é fundamental para definir os rumos de um negócio. Uma das funções desse órgão em uma empresa é melhorar o relacionamento entre a diretoria e os sócios.
A função básica de um Conselho Administrativo é manter, na tomada de decisões, o direcionamento estratégico dos negócios, de acordo com os principais interesses da organização como um todo, protegendo seu patrimônio e maximizando o retorno sobre seus investimentos.
O papel de apoio exercido pelo conselho de administração fica evidenciado nas cooperativas singulares onde as orientações sistêmicas são relevantes na determinação da estrutura e dos processos da cooperativa.
Então, conheça as principais funções do Conselho de Administração de uma cooperativa
O dicionário Houaiss define que conselheiro é aquele que orienta, indica, sugere, recomenda, troca ideias, opiniões ou que se reúne para debater assuntos com o objetivo de chegar a um consenso.
Entre as funções do presidente, cabe providenciar os meios necessários para o alcance dos objetivos gerais da cooperativa, conforme discutidos e aprovados em assembléia geral de sócios.