crossorigin="anonymous">
A classificação é algo muito necessário quando lidamos com qualquer tipo de informação, seja um dicionário, uma lista de notícias em um site, os fatos históricos de um país ou uma região, uma relação de nomes em um concurso público, dentre outros.
Para decompor um número composto, devemos realizar divisões sucessivas por números primos – isso se a divisão for possível – até que o quociente seja igual a 1. No final, devemos escrever os números primos utilizados em forma de multiplicação (forma fatorada).
A ordem crescente é uma forma de fazer a classificação de uma lista de informação qualquer. Ela é usada por exemplo nos dicionários, onde cada palavra e colocada em ordem alfabética, portanto crescente. É usada também em lista de valores, datas, entre outros, sempre iniciando do menor valor até o maior ou da primeira letra até a última.
Os Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12...} são números inteiros positivos (não-negativos) que se agrupam num conjunto chamado de N, composto de um número ilimitado de elementos. Se um número é inteiro e positivo, podemos dizer que é um número natural.
A mesma tabela pode ser usada já que a segunda coluna apresenta o número de cidades de cada estado. Desta forma poderemos classificá-la em ordem numérica crescente e o resultado seria o seguinte:
Ele é formado por unidades e por dezenas. Para decompô-lo, você precisa separar essas duas partes. Exemplo: Decomponha o número 82. O 8 está na casa das dezenas, então, essa parte pode ser separada e escrita como 80.
Para sempre colocar os números em ordem decrescente com sucesso, existem três regras importantes a seguir:
Os números na reta numérica são dispostos em relação ao zero. Assim, os números positivos ficam do lado direito da reta, e os negativos, do lado esquerdo. O lado positivo é organizado de forma crescente, ou seja, do menor termo numérico para o maior.
crossorigin="anonymous">
Para ordenar dois ou mais números, uma possibilidade é analisar cada um dos algarismos. Observe a tabela, a comparação deve sempre começar pela maior ordem, no caso a unidade de milhar. Para esse exemplo ambos apresentam 1 unidade de milhar.
Quando conhecemos o primeiro termo da sequência e, para encontrar o segundo, somamos o primeiro a um valor r e, para encontrar o terceiro termo, somamos o segundo a esse mesmo valor r, e assim sucessivamente, a sequência é classificada como uma progressão aritmética.
Mas, se contamos do final para o começo os números vão diminuindo, 5,4,3,2,1. Para entender melhor, é como se estivéssemos subindo uma escada de números, aí temos a ordem crescente e, ao descermos a escada é a ordem decrescente.
É o inverso, ou seja, ela usa o mesmo conceito, mas apresenta os resultados em ordem invertida. Se pegarmos o mesmo exemplo da tabela anterior e aplicarmos a ordem decrescente pela quantidade de cidade de cada estado, teremos o seguinte resultado:
A habilidade EF02MA06 consiste em: Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais.
Ele é formado por unidades e por dezenas. Para decompô-lo, você precisa separar essas duas partes. Exemplo: Decomponha o número 82. O 8 está na casa das dezenas, então, essa parte pode ser separada e escrita como 80.
Olhe para esta foto de flores com números e veja se você consegue colocar os números em ordem decrescente.
Orientações: Esse é, provavelmente, o momento da atividade que necessitará de maior mediação por parte do professor, pois uma parte dos alunos poderá entrar em um conflito cognitivo. As crianças já trabalharam a organização do sistema de numeração decimal em anos anteriores, porém podem não ter consolidado esse conhecimento. Portanto, será necessário retomar esse conteúdo a partir de questionamentos e, se necessário, material concreto como material dourado e ábaco, que permitam ao aluno compreender a ideia de agrupamento de 10 em 10. Após essa compreensão, será mais fácil identificar o número que se segue o 32 900 nessa sequência.
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Peça para os alunos lerem em voz alta o enunciado da atividade e observem os números apresentados. Depois, pergunte ao grupo quais diferenças eles observam em cada número. Ouvir atentamente a fala de cada criança e explorá-la a fim de chegar à resolução. Ao fim da discussão, é provável que as crianças cheguem à conclusão de que o parâmetro que eles devem observar é a diferença dos algarismos na ordem das dezenas. Eles devem utilizar esse parâmetro para efetivar a comparação dos números e ordená-los na ordem crescente. Solicite o uso dos sinais maior que (>) e menor que (<) para sequenciá-los. Solicite que as crianças tentem dar continuidade à sequência. Uma pergunta possível seria: Quais seriam os próximos quatro números? As crianças podem vivenciar, nessa situação, um momento de desequilíbrio cognitivo, já que se acrescentarmos mais uma dezena ao número 19 990 teremos o número 20 000. Com essa situação, as crianças irão trabalhar a transformação de ordens do sistema de numeração decimal.
Orientações: A partir das elucidações e reflexões propostas nas etapas anteriores as crianças podem, com segurança, responder à situação- problema. Elas devem verificar que o número seguinte ao 32 900 é o 33 000, que foi a numeração indicada na segunda questão da atividade. Solicite que as crianças desenhem a sequência das casas para que não se percam em meio à ordenação delas. Peça que elas socializem seus desenhos e de como chegaram ao resultado. Caso alguma criança tenha utilizado outra estratégia, diferente do desenho, solicite que ela a socialize apresentando o passo a passo desenvolvido por ela. Peça que as crianças respondam à segunda pergunta indicando se a casa com a numeração 33 000 é a sétima, oitava ou nona da sequência. Para finalizar, proponha que as crianças continuem a sequência com a numeração das próximas duas casas. Pergunte como eles chegaram àquela conclusão, a partir da sua compreensão da atividade.
A ordem decrescente é quando você pede os números do maior para o menor. Uma maneira de fazer isso é em ordem numérica sequencial, onde cada número é um a menos que o número anterior, como nas contagens regressivas. A ordem decrescente não precisa ser sequencial, mas sempre deve ir da maior para a menor.
Quando os números estão na ordem do menor para o maior, estão na ordem crescente. Quando os números estão na ordem do maior para o menor , estão na ordem decrescente. 1) Coloque os números abaixo em ordem crescente (use o sinal < menor que). 2) Coloque os números abaixo em ordem decrescente (use o sinal > maior que).
Observe a ordem das figuras: Estas borboletas estão na ordem crescente, ou seja, da menor para maior. Aqui as borboletas estão na ordem decrescente: elas começam da maior para a menor.
Resposta. 5 dezenas, se quiser que eu explique.
O algarismo 5 representa 50 unidades no número 654, pois está posicionado na casa decimal das dezenas.
Resposta: I unidade de milhar tem 10 centenas, somado mais duas centenas que estão. na ordem das centenas, então no total são 12 centenas. 1200 unidades e 1 unidade. de milhar
os 3 algarismos do número são diferente. o algarismo das unidades é 8.
Explicação passo-a-passo: 78- dois algarismos. 964- três algarismos. 1.
Tendo como 9 unidade de milhar, o número nove mil, ou seja, 9.
Resposta. A) 300.