A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose. Deve-se aplicar a loção do pescoço para baixo, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés, regiões interdigitais, periumbilical, genital e áreas sob as unhas.
Após um tratamento correto, ela costuma se curar (claro que o ambiente deve ser também cuidado para evitar reinfecção). Cerca de 15 dias após a cura, a coceira deve melhorar. A melhora dos sintomas é normalmente um sinal de cura. Após o tratamento correto, as lesões na pele e a coceira evoluem diminuindo cada dia mais.
Em geral, o remédio começa a fazer efeito a partir de 4 horas de seu uso.
O ácaro fêmea responsável pela escabiose penetra e escava a pele levando a formação de linhas onduladas de até 1,5 cm de comprimento que, algumas vezes, apresentam uma pequena crosta em uma extremidade, devido ao ato de coçar a pele.
O que fazer: é recomendado passar uma pomada antifúngica indicada pelo dermatologista, que pode ser Isoconazol, Cetoconazol ou Miconazol, além de também poder ser recomendado o uso de shampoo, sabonetes e géis para complementar o tratamento.
Algumas excelentes opções de remédios, pomadas e cremes para combater as manchas e uniformizar o tom da pele incluem:
Coloque o pano no rosto e deixe durante aproximadamente 10 minutos. Isto fará com que os poros da pele fiquem abertos e o tratamento terá melhores resultados.
Ácidos como o retinoico precisam de ainda mais atenção, pois são substâncias fotossensibilizantes, isto é, elas deixam a pele ainda mais sensível e vulnerável aos raios ultravioletas, podendo provocar problemas como manchas ou até dermatite.