EUCALIPTO TRATADO
Nas tábuas, pode-se aplicar impermeabilizante asfáltico, que é bem mais caro, mas é mais eficiente que o óleo queimado.
2.
O processo consiste em imergir as madeiras em solução química para proteger do ataque de agentes químicos, físicos e biológicos. O tratamento caseiro da madeira deve ser feito dentro de 24h após o desbaste e não é recomendado para ser feito em grande escala.
Óleo queimado e aguarrás: De seguida, faça uma mistura com aguarrás até obter uma consistência aquosa e não muito grossa. Aplique na superfície de madeira escolhida de forma uniforme. Verá que a madeira tomará um tom um pouco mais escuro e ganhará um brilho bastante agradável.
A madeira de pinus num ambiente de forte insolação e baixa agressividade biológica pode ser tratada com produtos da linha stain. Esta categoria de produto reúne em sua formulação filtro solar, resinas hidrorrepelentes e fungicida, além de ser penetrante, não formando pelicúla como os vernizes e tintas convencionais.
E o passo a passo também é bem fácil! É só derramar uma quantidade considerável de óleo na madeira, espalhar por toda a tábua - sem se esquecer de passar nos dois lados -, tirar o excesso com um papel toalha seco e deixá-la descansando por um dia inteiro antes de começar a usá-la.
Como envernizar armários de compensado
Armário, cadeira, estante, cama, até parede e chão. O compensado realmente é um material que compensa. Procurando aqui e ali mais informações sobre, descobri que além de dar um charme a mais na decoração, ele é também o material mais indicado como opção à madeira. Isso porque o danado é bem resistente!
Se for pintar o compensado para usá-lo como superfície em casa, como um piso, você vai precisar de um produto mais resistente. Escolha uma tinta látex acrílica ou à base de óleo que seja feita para o seu propósito. Se a madeira for pequena e precisar de um acabamento mais suave, compre tinta em spray.
Modo de pintar móveis em MDF ou Compensado
tinta esmalte
Como pintar madeira: 6 passos da preparação antes de começar
Para o lixamento final, você deve escolher a lixa de acordo com o acabamento e brilho desejado. A princípio, as lixas de grão 220 e 320 são ótimas para obter uma superfície bem lisa. Finalmente, sinta como a madeira já apresenta um acabamento liso mesmo antes de aplicar o verniz ou cera.
A escolha vai depender, na realidade, do seu objetivo e preferência, mas se você for pintar madeira exposta ao ar livre, a recomendação é o primer à base de látex, salvo a tinta necessite da aplicação de um à base de óleo.
Concluída toda a preparação da madeira para a pintura, você já pode pintar. Para isso, prepare a tinta de acabamento (esmalte ou a óleo), misturando de 10 a 15 % de aguarrás na tinta, ou conforme orientações do fabricante. Mexa bem com uma espátula apropriada e lembre-se de não usar chave de fenda ou cabo de vassoura.
Siga conosco e inspire-se!