O ciclo da lua crescente, da nova até a cheia que é a fase iluminada, Antunes orienta que é bom para fazer enxertos ou transplantes de plantas anuais, estas que precisam ser replantada a cada ano. No ciclo após a lua cheia, vem a minguante que se caracteriza pela fase menos iluminada e é melhor podar plantas perenes.
O material tem que estar úmido e precisa ter o chamado substrato. Misture a ele o esterco com esfagno e serragem, como uma forma de auxiliar no momento que se matem a umidade. Algumas pessoas também usam hormônio em pó para ajudar no desenvolvimento da raiz.
Criação de uma entidade a partir de consórcio público entre União, Estado e Município para a construção de viadutos, museus etc. Além da diferenciação por espécie, é possível ainda classificar uma autarquia a partir de três importantes fatores: natureza, nível federativo e objetivo.
É muito simples fazer as mudinhas: Retire algumas sementes do limão (precisam estar inteirinhas), lave, seque com papel toalha e deixe em local seco e arejado por 2 semanas (esqueça delas). Depois das 2 semanas coloque a semente sobre a terra e cubra com uma fina camada, menos de 1cm.
Basta cortar e fazer uma fenda de cima na planta de baixo (cavalo). No cavaleiro (planta de cima), o aconselhável é realizar um corte em V no galho para encaixar na fenda do cavalo, a fim de unir as duas espécies.
Faça um corte profundo na planta, de modo a atingir a camada interna da casca e retirar um gomo (1). Este será o galho receptor da gema. Depois, faça um corte em T na outra planta escolhida (2), de onde você irá retirar a gema. Encaixe o pedacinho que você recortou na planta receptora (3).
A enxertia de garfagem no Sul do Brasil pode ser realizada em diferentes épocas do ano. Recomenda-se utilizar garfos com um par de gemas. Recomenda-se o uso de saco plástico tipo sacole (ou semelhante) sobre o enxerto, para evitar a desidratação dos tecidos e se obter maior percentual de pegamento de enxertos.
O plantio das sementes, despolpadas a partir de frutos maduros, pode ser feito o ano inteiro, mas, preferencialmente, nos meses chuvosos. A cova deve ter dimensões de m e a terra deve estar bem adubada com superfosfato, calcário e esterco, que pode ser de curral ou de aves.
Com 5 centímetros de altura, elimine a planta menos vigorosa no desbaste. Em seis meses, com 25 centímetros de altura, leve as mudas para o plantio no local definitivo. PLANTIO Preferencialmente nos meses chuvosos, mas pode ser feito em qualquer época do ano, desde que seja irrigado periodicamente.
A enxertia por garfagem no topo em fenda cheia é indicada para ser utilizada na propagação da acerola. O tempo para as mudas estarem aptas a irem a campo foi de 12 meses, com boas condições como altura e diâmetro.
Para começar o enxerto é preciso uma árvore jovem, que vai servir como cavalo, e um galho de uma árvore mais velha e produtiva, que dê bons frutos, para ser o cavaleiro. Os materiais necessários são fitilho, fita de cera, alicate e faca. A faca será utilizada para descascar a ponta do galho que será enxertado.
Pode enriquecer o molho também com um refogado de alho e cebola, bem pouco, apenas para trazer mais uma camada de sabor. Retire o caroço das pitangas antes de preparar o molho. A medicina popular também emprega as folhas da pitangueira para o preparo de chás e infusões.
Ah, aqui vai um truque para conseguir frutas maiores e mais doces: regue a pitangueira todo dia durante as três semanas depois da floração. Como acontece com muitas frutíferas, mais água se transformará em uma colheita mais exuberante.
60 dias
Plantas tropicais de umidade detestam frio e tempo seco, são as primeiras a sofrer no inverno. Borrife a folhagem nos dias mais secos e mantenha a terra sempre úmida, nunca encharcada. Também vale prestar atenção à adubação, pra que elas … Sempre encontro vários bichinhos nas minhas plantas e no substrato.
inverno
Nesta lua, o corte de lenha é melhor, pois há menos fluxo de seiva para os galhos, fazendo com que a madeira seque melhor. Durante a lua minguante também é o momento ideal para fazer poda de galhos e ramos, quando o objetivo é de restrição, ou seja, quando não se quer a propagação de novos brotos.
dois anos
Qual é a época de podar ipê, pitangueira e manacá-de-cheiro? Angela, nenhuma dessas árvores deve receber poda regular, apenas para eliminação de galhos mortos ou mal formados, o que pode ser feito em qualquer época do ano.
As árvores mais características de Brasília, que florescem a cidade, são protegidas por lei. Quem cortar ou arrancar um Ipê pode ser obrigado a plantar trinta no lugar.
Os ipês amarelos florescem em julho ou agosto. Antes de florir, as folhas cairão. Poda: A poda de seleção é um processo muito importante para definirmos o caminho que a planta vai tomar. O ipê é uma planta caducifólia e derruba naturalmente todas as folhas no inverno.
Como regar essa planta: Quando jovem manter o solo ligeiramente úmido, depois, pode ser regada uma vez por semana. Suporta solo mais seco. Aceita poda? - Não há necessidade de poda, apenas poda de formação.
Handroanthus heptaphyllus
É o caso dos ipês, que florescem no inverno. A água também ajuda a estimular ou atrasar a floração, isso varia de acordo com a espécie. No caso dos ipês, florescem em época de seca, assim para ajudar a imitar uma situação de seca, não regue seus ipês nos meses anteriores à floração.