A maioridade penal no Brasil dá-se aos dezoito anos, conforme o artigo 228, da Constituição da República, reforçado pelo artigo 27 do Código Penal e pelo artigo 104 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente, todavia, existe um longo debate acerca da redução da maioridade penal.
A idade de 18 anos para maioridade penal é resultado de estudos, não apenas de um, mas de várias pesquisas, congressos e debates de profissionais de diferentes áreas, como medicina, educação, direito e psicologia, que chegaram a conclusão que um jovem dessa idade é consciente de seus atos.
O novo Código Civil, Lei nº 10.
A maioridade civil se dá aos 18 anos completos, seja para o homem, seja para a mulher.
Para muitos adolescentes não basta completar 18 anos, afinal em muitos países do mundo, somente após os 21 anos você é considerado dentro da maioridade. Essa idade também é um símbolo da passagem da adolescência para a vida adulta, por isso é tão importante celebrar e comemorar essa idade especial.
18 anos de idade
Em muitos países, como o Brasil, a pessoa é considerada adulta e responsável por seus próprios atos aos 18. Para os médicos, no entanto, 18 ainda é cedo. Antes dos 24 anos, o cérebro não está formado o suficiente para que a pessoa saiba avaliar as situações de uma maneira clara.
zircão
Aproveitamos o momento para estimular a reflexão sobre tudo que se passa ao longo de 21 anos....10 Conselhos para quem tem ou vai ter 21 anos:
Significado de Zircão substantivo masculino Pedra preciosa natural, transparente, constituída pelo silicato de zircônio, e que pode ter coloração amarela, verde, castanha, vermelho-alaranjada (esta última, variedade chamada jacinto, muito procurada), ou ainda azul-esverdeada.
O zircão é um silicato de zircônio que serve como fonte de óxido de zircônio, uma das substâncias mais refratarias conhecidas. Motivo pelo qual é usado na construção de reatores nucleares.
Pode apresentar fluorescência em tons de amarelo, dourado- amarelo e amarelo-marrom sob luz ultravioleta, o que pode ser importante na sua identificação em areias pesadas. Possui 22 variedades, cada qual com seu nome próprio, como a “starlita”, que é um zircão azul.
O mineraloide opala é sílica amorfa hidratada, o percentual de água pode chegar a 20%. Por ser amorfo, ele não tem formato de cristal, ocorrendo em veios irregulares, massas, e nódulos.
A opala é conhecida como a pedra da boa fortuna. Ainda assim, é pouco valorizada no País. Estas pedras semipreciosas podem ser encontradas em cores variadas: amarela, branca, verde, azul, marrom, preta, cinza, vermelha e incolor. Logo, por serem multicoloridas, tornam-se mais valiosas.
A opala é encontrada em apenas dois pontos em todo o mundo: na Austrália e nas minas de Pedro II. A das mais antigas dessas minas é a do senhor Antônio Gomes, que se tornou garimpeiro por acaso, em 1969, quando um de seus primos encontrou a primeira pedra enquanto extraía macaxeira.
Tem a fratura conchoidal, brilho vítreo, dureza na escala de Mohs de 5,5-6,6, gravidade específica 2,1-2,3, e uma cor altamente variável. A opala varia do branco direto incolor, azul leitoso, cinza, vermelho, amarelo, verde, marrom e preto.
A opala pode ser classificada, em ordem decrescente, como extra, média, fraca ou leitosa. Os garimpeiros chegam a vender as mais preciosas por até R$ 200 o grama, enquanto o grama da opala comum vale cerca de R$ 5.
painita
O diamante
Conheça as pedras mais bem avaliadas do mundo
Conheça as 10 pedras preciosas mais valiosas do mundo
O topázio imperial pode ser encontrado em diversas cores: amarelo, laranja, rosa, mas a sua versão mais valiosa e rara é a lilás.
Confira quais são as pedras preciosas mais valiosas do mundo
schorlita