EQST

Qual A Lenda Da Lua?

Qual é a lenda da lua?

Outra lenda indígena conta sobre a origem da lua. Manduka namorava sua irmã. Todas as noites ia deitar com ela, mas não mostrava o rosto e nem falava, para não ser identificado. A irmã, tentando descobrir quem era, passou tinta de jenipapo no rosto de Manduka.

Qual é a explicação que a lenda da para o surgimento da planta Vitória-Régia?

De acordo com antiga lenda, uma jovem que teria um triste destino foi salva por Jaci, a lua dos indígenas, e se transformou em planta. Conta uma antiga lenda indígena que a lua (Jaci, para os índios) despontava na noite e enchia de luz os rostos das mais belas virgens (cunhatãs-moças).

O que diz a lenda da Vitória-régia?

Diz a lenda que a índia Naiá era a mais bela da tribo. Porém, ao ver Jaci, a Lua, refletida nas águas do igarapé, desejou ir morar com ela no céu e virar uma estrela. Por dias e noites a fio, Naiá ficava ali, na beira do igarapé, esperando e admirando o reflexo da lua, sem comer nem beber.

Quais os mitos das principais tribos indígenas brasileiras?

Mitos e lendas da cultura indígena
  • Veja abaixo aguns dos mitos mais conhecidos da cultura indígena brasileira*: Uiara (Yara ou Iara) - a rainha das águas. ...
  • Mandioca - o pão indígena. ...
  • Vitória-régia (ou mumuru) – a estrela dos lagos. ...
  • Guaraná – a essência dos frutos. ...
  • Curupira.
30 de mar. de 2012

Qual é o nome da deusa da Lua?

Selene Selene, ou Selena (em grego: Σελήνη, Selíní, "lua"), no mito grego, era a personificação da lua. Ela é filha do titã Hiperião com a titânida Téa, e irmã de Hélio, personificação do sol, e de Éos, personificação do alvorecer....Mais 5 linhas

Qual é a origem da lenda da Vitória-régia?

História e origem da Lenda da Vitória-Régia A vitória-régia é uma planta aquática, típica da Amazônia, e foi nessa região que nasceu a lenda.. A cultura do Norte é representada por essa história de perseverança da índia guerreira Naiá, nascida e criada em uma aldeia tupi-guarani.

Porque Nayara se tornou uma Vitória Régia?

Jaci, vendo o sacrifício da índia, resolveu transformá-la numa estrela incomum. O destino de Naiá não estava no céu, mas nas águas, a refletir o clarão do luar. Naiá virou a Vitória Régia, a grande flor amazônica das águas calmas, a estrela das águas, tão linda quanto as estrelas do céu e com um perfume inconfundível.

Quem é Jaci na lenda da Vitória-régia?

Conta a lenda que uma bela índia chamada Naiá apaixonou-se por Jaci (a Lua), que brilhava no céu a iluminar as noites. Nos contos dos pajés e caciques, Jaci de quando em quando descia à Terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu para lhe fazer companhia.

Quem criou a lenda da Vitória-régia?

A lenda da vitória-régia é uma lenda brasileira de origem indígena tupi-guarani. Ela explica a origem da planta aquática que é símbolo da Amazônia.

Quais são os mitos indígenas?

As lendas indígenas ainda ensinam a cuidar bem da natureza, por exemplo. Várias histórias, como as do Saci-Pererê, do Curupira ou da Caipora fala sobre forças que ajudam a proteger a fauna e a flora de caçadores e pessoas mal-intencionadas.

O que é um mito indígena?

Os mitos podem ser definidos como narrativas orais que contêm verdades consideradas fundamentais para um povo (ou grupo social). São histórias que contam como as coisas chegaram a ser o que são e como as divindades, os homens, os animais e as plantas se diferenciaram.

Qual o nome da deusa da Lua Wicca?

Mais 9 linhas

Quem conta a lenda da Vitória-régia?

Conta a lenda que uma bela índia chamada Naiá apaixonou-se por Jaci (a Lua), que brilhava no céu a iluminar as noites. Nos contos dos pajés e caciques, Jaci de quando em quando descia à Terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu para lhe fazer companhia.

Como surgiram as estrelas segundo a lenda?

As que caíram no chão, se tornaram animais terrestres, como a paca e a cotia. Pouco tempo depois, as crianças, lá do céu, começaram a observar seu povo na terra e seus olhos brilhavam no ambiente celestial. Seus olhos brilhavam como as estrelas e foi assim, segundo a mitologia dos Bororo, que surgiram as estrelas.

Porque Naia procurava pela Lua todas as noites?

Sabendo que a lua era um guerreiro belo e poderoso, Naiá por ele se apaixonou. Por isso, recusou as propostas de casamento que lhe fizeram os jovens mais fortes e bravos de nossa tribo. Todas as noites, Naiá ia para a floresta e ficava admirando a Lua com seus raios prateados.

Como morreu o Negrinho do Pastoreio?

Após perder uma corrida e ser cruelmente punido pelo estancieiro, o Negrinho caiu no sono, e perdeu o pastoreio. ... Desta vez, além da surra, o estancieiro jogou o menino sobre um formigueiro, para que as formigas o comessem, e foi embora quando elas cobriram o seu corpo.